Destrinchando o Enredo: Campos Gerais avisa que é hora de festejar!

Estreando na União das Escolas de Samba de Maquete (UESM), a SRESM Império dos Campos Gerais vai abrir os desfiles do Grupo B no dia 12 de outubro celebrando as festas populares brasileiras. Autor do enredo, o carnavalesco Renato Garcia destaca que “a principal característica dessas festas é a demonstração dos aspectos culturais de uma região com a participação de um número maior de pessoas. Acontecem ao ar livre, nas ruas, praças ou estádios, envolvendo muitas vezes uma cidade inteira.”.

A tricolor de Ponta Grossa (PR) nos leva a viajar pelas cinco grandes regiões do Brasil, apresentando as famosas festas populares. A viagem começa nos Pampas gaúchos, com a Semana Farroupilha na cidade de Vacaria e a Festa da Uva em Caxias do Sul. Partindo para Santa Catarina, a Oktoberfest, a festa da cerveja de Blumenau, será homenageada. Chegando ao Centro-Oeste, a Império vai retratar a religiosidade das manifestações da Cavalhada, da Festa do Divino e da Folia de Reis.

O Norte do país será cantado pela tricolor em duas grandes festas: o Círio de Nazaré, em Belém (PA) e o Festival Folclórico dos bois Garantido e Caprichoso de Parintins (AM). A Região Nordeste será um destaque do desfile, com as comemorações de São João, Bumba meu boi, Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá. O carnavalesco vai destacar ainda o frevo de Recife e Olinda, o Homem da Meia Noite, o Bacalhau do Batata e o Galo da Madrugada, o Olodum e o arrastão dos trios elétricos de carnaval.

Concluindo o alegre passeio pelo Brasil, a Campos Gerais celebra o carnaval do Sudeste com os festejos cariocas e paulistanos, seus blocos, cordões e escolas de samba. Para embalar os componentes e espectadores, a escola reedita o samba da Estação Primeira de Mangueira do carnaval 2014. A obra, composta por Lequinho, Júnior Fionda, Igor Leal, Paulinho Carvalho e Flavinho Horta, tem a voz do eterno Luizito.

Curtiu o enredo da Império de Campos Gerais? Então curte, comenta e compartilha à vontade!

Na semana que vem, vamos destrinchar o enredo da Acadêmicos do Sabiá, que vai falarsobre os sucessos do Cinema. Fique ligado! A escola de samba será a primeira agremiação a desfilar no dia 12 de outubro. Os desfiles começam a partir das 14h30min com transmissão em WWW.UESM.COM.BR

Sobre o Destrinchando Enredos:

Coluna apresentada todas as sextas feiras traz uma  nova apresentação de enredo,  feita por Thiago Laurentino sobre os enredos  das agremiações que estão disputando o grupo B em 2019.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Comentários




    gl