Destrinchando Enredo: Recreio das Flores Traz a Saga De Xangô Para a Avenida

A Escola de Samba de Maquete Mocidade Recreio das Flores traz para nosso carnaval um enredo rico e bem apropriado para um tempo de injustiças sociais, com um toque de reflexão sobre respeito e tolerância.
A verde e branco localizada no Rio das Flores (RJ) inicia seu enredo em terras africanas, em um lugar que mais tarde se tornaria a Nigéria, em um tempo sem escrita própria, mas com uma força cultural imensurável, ali, um reino se ergueu sob o nome de Oyó, e foi testemunha do surgimento do guerreiro chamado Xangô e sua trajetória rumo ao universo das deidades Iorubás. Uma trajetória cheia de altos e baixos, bordada com paixões, e ambições, a busca pelo poder e a queda desta entidade e, enfim, sua chegada  ao Orun (céus dos Orixás). Popular entre os guerreiros Iorubás, ligado ao trovão e ao fogo, graças a sua força estratégica quando andava pelas terras dos vivos.
No segundo setor  da escola, veremos o martírio da escravatura pelos quais o povo de Xangô foi submetido, sem, esquecerem de seus deuses. Atravessaram  o mar e em terras brasileiras continuaram a disseminação do nome do senhor da justiça e dos raios. Sincretizaram os principais traços da personalidade de Xangô à santos católicos, São Jerônimo reflete a nobreza do Orixá e seu perfil Justiceiro; à São Batista é relembrado o fogo e purificação e por fim mas não menos importante, São pedro, os raios, a rocha, protetor das almas e guardião dos portais celestiais. Neste setor veremos o renascimento desta deidade através do axé Ioruba e da fé católica.
No último setor entraremos em contato com toda a força do culto do senhor das justiça, ora santo ora Orixá, ora entidade milenar, um alento e a prece por tempos mais justos, e se a Justiça é cega quando comandada por homens, por este orixá, ela é correta.
A Recreio das Flores será a quarta escola de samba de maquete a desfilar no dia 13 de outubro. os desfile começa às 14:30 horas.

Sobre o Destrinchando Enredos:

Coluna apresentada todas as sextas feiras traz uma  nova apresentação de enredo,  feita por Thiago Laurentino e Thiago Dantas sobre os enredos  das agremiações que estão disputando o grupo B em 2019.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Comentários

 




    gl