Chatfolia: “Não tem enredo, você sabe como é…”

E o gostinho de saudade chega a nossa coluna Chatfolia. Afinal de contas é o ultimo dessa temporada e  não poderia ser diferente, afinal de contas, trata-se da atual vice-campeã do carnaval. Para fazer do seu carnaval de 2019 ainda mais belo do que foi em 2018, escola de Vitória-ES, apresenta o trabalho que levará para o desfile de Carnaval de  Maquete desse ano pela União das Escolas de Samba de Maquete. A frente da agremiação como presidente, carnavalesco e intérprete, entra artista plástico e escritor Lukas Schultheiss. Vam,os conferir como foi a entrevista?

1) Qual o enredo que a Coxa Bamba vai defender em 2019? O que o motivou a escolher este tema?

Este ano seguiremos fazendo nossos desfiles divertidos, debochados e críticos e o enredo escolhido foi: “Não temos enredo, fizemos, foi, carnaval”. Como o tempo para produção de desfile está muito curto eu pensei em algo que pudesse ter rápida identificação do público e que não demorasse tanto a ser feito, mas ainda assim mantendo a identidade da escola. E teremos mais uma vez, samba inédito.

2) Vice campeã do especial, Coxa pretende ousar mais uma vez e brigar pelo título?

Ousar sempre! Brigar pelo título não, a nossa idéia todos os anos é brincar o carnaval cumprindo todas as regras do regulamento. Se os jurados gostarem e resolverem nos premiar, ótimo. Se não, vamos nos divertir do mesmo jeito.

3) Existe algum material diferente que a Coxa utilizará?

Desta vez estou resignificando materiais, utilizando muita linha, paetês em formatos diferentes e palitos de picolé. O seu segundo e terceiro carros tem muuuito palito de picolé. Alguns bem disfarçados outros nem tanto. E estamos ousando nas cores, tem muita pintura de arte.

4) Qual o momento mais especial que na sua visão nos encantará? Qual é a fantasia ou alegoria que é a preferida pela escola?

No nosso enredo, tudo é permitido. O erro faz parte do acerto, a falta de acabamento faz parte da alegoria e da fantasia… E isso é o mais legal. Este desfile será um metadesfile, algo que ainda não tínhamos visto na Avenida da UESM. Então, o conjunto é o que mais chama atenção. E claro, a última alegoria vai ser algo completamente diferente do que estamos acostumados a ver.

5) O que você diria para quem ama este mundo de escolas de maquete e deseja entrar nesta brincadeira ou para aquele que está iniciando, pensa que é um trabalho difícil e prefere desistir?

Quando a Coxa Bamba da Rainha foi criada eu tinha apenas um propósito: me divertir! E tento Trazer isso ano após ano, pois esse é o meu lema para o carnaval real e que o tempo também passar para o Carnaval de maquete. A nossa vida já é dura demais fora das Telas e fora das Artes então quando a gente aproveita esse espaço e essa oportunidade para poder brincar de carnaval, soltar a nossa imaginação e criar… A vida se torna mais leve. Um grande aprendizado para todos os que participam da liga é saber conviver com pessoas diferentes, respeitando a todas, conhecer trabalhos completamente diferentes e saber que todo mundo têm o seu valor e ter uma chance para mostrar o seu trabalho e o seu amor ao carnaval. Tudo o que vem depois é consequência. E cabe a cada saber os seus limites e até onde pode ir de desafio ando sua própria criatividade. É difícil, é cansativo, muitas vezes você estará exausto física e mentalmente e não terá resposta positiva nem mesmo daqueles que considera como amigos, mas, faz parte. O importante sempre está disposto para brincar o carnaval com dinheiro ou sem dinheiro, mas com muita criatividade

E não esqueça, os desfiles do Grupo Especial e A do Carnaval de Maquete acontecem nos dias 06 e 07 de julho a partir das 14h30. Você pode acompanhar todos os detalhes dos desfiles pelo site oficial (www.uesm.com.br) onde as agremiações se apresentarão em forma de vídeo e contarão com narração ao vivo.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl