Chatfolia: Império Real vai falar da origem do mundo através da crença Iorubá

UESM Chat Folia

* Por Alessandro Valentim

Império Real – Recife/PE

Valdeir Braz pesquisava mais sobre sua paixão, as escolas de samba, e encontrou notícias sobre o carnaval de maquete. Considerando seu talento para as artes e amor pelo samba, não pensou duas vezes. Nasce um Império na UESM.
Para 2021, a agremiação aposta em um enredo afro, a origem do mundo segundo a crença Iorubá. Em seu desfile, com o samba de 2017 da Tatuapé, podemos esperar a Mãe África como berço da humanidade, sua herança cultural, savana, instrumentos e, claro, a fé nos Orixás. Confira a conversa que tivemos com o presidente da escola!

Na UESM também tem enredo afro

A logo campeã é da vermelho e branco de Ribeirão/PE

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
– Vários materiais recicláveis como papelão, folhas de livros, cola caseira, fios de energia etc.
UESM: Quais as dificuldades?
– Em meio a pandemia tivemos muitas dificuldades para comprar material, passamos alguns meses zerados de até conseguir comprar. Tivemos que recorrer a internet para a compra, pagando fretes caros, porém foi necessário para voltar ao trabalho. Hoje estamos tranquilos, pois muitas lojas da cidade estão abertas e conseguimos preencher o estoque de material.

UESM: Com a pandemia, qual a situação encontrada para continuar?
– Como citado anteriormente, a pandemia dificultou muito a compra de material, tínhamos um cronograma para seguir, inclusive o mês de compra de material que foi bem no início da pandemia, então fomos prejudicamos e tivemos que aguardar, e como estava tudo tão sem previsão de volta, recorremos a internet para comprar alguns materiais para continuar na criação das fantasias e alegorias.

Desfile da Império Real ganhando forma

UESM: O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?
– Sim, deveria ser muito valorizado, dentro dele tem muitos artistas, grandes criadores que pode chegar muito longe. A UESM deveria ser muito mais divulgada e reconhecida por tantas pessoas dentro do carnaval real e por pessoas que acompanha. Creio que poderia ter patrocinadores e apoiadores que ajudaria muito para ser mais reconhecido e valorizado.

Conheça mais o trabalho da Escola no Instagram

Até a próxima semana com mais um Chatfolia

 

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl