ChatFolia: Fogo no Rabo e Saudade vão apresentar a fé por olhares diferentes

UESM Chat Folia

* Por Alessandro Valentim

Fogo no Rabo – Belém/Pa

Foi pensando na alegria e tom cômico do carnaval que batizaram como Fogo no Rabo a irreverente escola de maquete. A ideia de criar a agremiação surgiu quando o presidente Thiago Dantas assistiu aos vídeos dos desfiles em 2016 na companhia de alguns amigos. A paixão foi certeira e logo prepararam tudo para a entrada triunfal na passarela.
O enredo deste causou polêmica nos bastidores da agremiação. A equipe de 20 colaboradores foi reduzida para sete. Isso se deu pelo fato da escolha ser a história de São Cipriano e a magia dos rituais ciganos. Uma das componentes segue a doutrina Wicca, que lida com energia e elementos da natureza e é associada por falta de conhecimento como ‘’bruxaria.’’
Considerando que para realizar um grande desfile requer pesquisa e abrir os horizontes da mente, a escola convidou a nova carnavalesca Adriana Ferrey e optou como samba o magnífico de 1994 da União da Ilha do Governador- Abrakadabra.

Carnavalesca da Fogo no Rabo, Adriana Ferrey

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Thiago Dantas: Tudo que você possa imaginar. Cotonetes, chiclete mastigado, coador de café e alguns materiais luxuosos.

UESM: Quais as dificuldades?
Thiago Dantas: O salto do quantitativo de por exemplo, 15 alas para 25…. três alegorias para cinco.

UESM: Com a pandemia, qual a solução encontrada para continuar?
Thiago Dantas: O comércio fechado nos obrigou a buscar novas alternativas e acabamos reinventando algumas fantasias.

Thiago aproveitou e falou de sua torcida para que em breve os desfiles de maquete sejam transmitidos pela TV Cultura e deixou recado aos que desejam entrar na competição.
‘’Tenha foco, determinação e convide uns dois amigos para ajudar. Tenha ambição de sempre querer que o desfile seja melhor, assista vídeos e busque inspiração, afinal já vimos e muito que diploma de artes não dá títulos. E acima de tudo, seja humilde.’’

 

 

 

 

 

Invisível ganha forma na passarela de maquete

Saudade – Belém/PA

Alguém aí está sentindo falta do carnaval? Pois existe escola que carrega esse sentimento no nome, a Saudade. O presidente Thiago Tapajós conheceu de perto a produção da escola de maquete Arco-Íris quando esteve no Rio de Janeiro em 2018. Ele ficou tão encantado que naquele dia decidiu criar sua própria agremiação e escolheu a mais colorida de todas como madrinha.
E para 2020 nada muda na equipe. Thiago conta apenas com a ajuda do seu amigo, Adriano Carvalho, para a confecção das fantasias do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e alguns destaques de luxo. A escola vai desfilar ao som de Salgueiro 2014 com enredo sobre os mitos da criação.

UESM: como vai funcionar o enredo?
Thiago Tapajós: O enredo da Saudade 2020, com o título “Sopros de Vida nos Mitos da Criação” fará uma incursão mitológica pela criação do mundo e do homem nas vertentes bíblica, ioruba e indígena. O enredo está dividido em três setores. Começamos com a abordagem da criação na versão judaico-cristã, o segundo setor abordará a mitologia ioruba e o terceiro setor será a gênesis tupi-guarani. A escola trará 24 alas, cinco carros alegóricos, três tripés e 550 componentes.

Os acabamentos da alegoria do GRESM Saudade em 2019

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Thiago Tapajós: Para 2020 a Saudade virá completamente diferente dos anos anteriores. Não usaremos plumas, strass e nem galões chineses nas fantasias. Os figurinos trarão muitas rendas, linhas, pedras e materiais rústicos. A escola está abusando das cores e da originalidade de alguns figurinos.

UESM: Quais as dificuldades?
Thiago Tapajós : A dificuldade sempre é o tempo. A criação e confecção da escola é feita nos meus momentos vagos, que são bem curtos por sinal.

UESM: Com a pandemia, qual a solução encontrada para continuar?
Thiago Tapajós: A pandemia nos trouxe problemas de toda ordem, estrutural e cronograma. Apesar da saudade ter sido fundada em Belém/PA, a escola tem seu ateliê de fantasias em Monte Alegre, uma cidade localizada no oeste do Estado, bem distante da capital Belém. A pandemia impôs a impossibilidade de retornar para lá enquanto perdurar a quarentena, portanto, a reprodução das fantasias está bem prejudicada. As alegorias são reproduzidas em Belém e óbvio que houve atrasos no cronograma em função da impossibilidade de adquirir materiais no comércio local, que permaneceu fechado por longo período. Se tentou a compra pela internet, mas devido a distância de Belém das principais cidades revendedoras de produtos de carnaval, Rio de janeiro e São Paulo, os valores dos fretes são exorbitantes. Mas nossos torcedores não fiquem apreensivos porque a escola está contornando as dificuldades com muita garra e faremos um desfile digno.

Os prerativos da GRESM Saudade para 2020

Sobre a valorização do espetáculo, Thiago foi esperançoso ao dizer que muitas pessoas estão descobrindo os desfiles e acredita que esta notoriedade irá ajudar no crescimento dos desfiles nos próximos anos. E para finalizar deixou seu recado aos futuros presidentes com a visão do seu sentimento com a escola e o festival.
Participamos de um concurso, portanto, a competição é evidente. Mas além da competição, o carnaval de maquete se tornou uma grande terapia. Como não tenho qualquer relação profissional com artes ou carnaval, a UESM virou uma espécie de mundo paralelo, onde posso sonhar e colocar pra fora uma sensibilidade artística, que no meu caso é totalmente intuitiva

 

 

E por hoje é só! Mas semana que vem, estaremos aqui com mais entrevistas no nosso Chatfolia. E aproveite e de uma passada no nosso Instagram onde esta rolando a votação para o casal mais bonito da História da UESM. Não Perca!

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl