Chatfolia: Festivais internacionais motiva enredo no Carnaval de Maquete

UESM Chat Folia

* Por Alessandro Valentim

Guerreiros da Liberdade – Batatais/SP

Para fazer um desfile é preciso pesquisar muito, mas a prática pode até apresentar novos olhares para aquilo que procura e fazer nascer uma nova paixão. Foi assim que o presidente da Guerreiros da Liberdade, Anderson Balbino e o carnavalesco Rômulo Avelar descobriram as Escolas de Maquete.
A dupla de sucesso queria saber mais sobre fantasias que representaram a Amazônia em alguns desfiles e identificaram a imagem de um elemento alegórico de uma agremiação da UESM. Com isso, decidiram entrar na disputa e homenagearam à Escola de Samba que fazem parte em Batatais-SP, a Guerreiros da Liberdade.

O enredo da Guerreiros da Liberdade para 2020.

Inspirados no desfile da Rosas de Ouro em 2013 e utilizando o samba dele, os rapazes estão preparando exemplos de festivais que acontecem pelo mundo para a criação do desfile. O enredo vai começar com a variação do Carnaval no Brasil e no mundo e apresentar novas culturas e tradições internacionais.

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Hoje temos um estoque de matérias carnavalescos que podemos considerar razoável e o suficiente para um desfile bem feito, mas claro que a cada ano e a cada desfile tudo depende do enredo e sempre é bom estar renovando ou adquirindo materiais novos. Este ano teremos pouco E.V.A, mas é quase impossível de não usar; Teremos bastante fita de cetim, passamanaria, chitão, pedraria, lantejoulas, colagem, linhas, tecidos, brincos e três materiais que passamos a utilizar em nosso desfile e modéstia parte dá um efeito muito bom sabendo usar: porcelana fria ( biscuit), copos descartáveis e canudinhos de plástico.

UESM: Com a pandemia, qual a situação encontrada para continuar?
Temos costume de começar a construção dos desfiles mais cedo, o que não foi diferente para este ano. Começamos a preparação em meados de novembro de 2019, e em fevereiro tínhamos quase 60% do desfile pronto em segredo.
Nos deparamos com a pandemia de Covid-19, o que não houve motivos para atraso, pois como mencionado temos um estoque razoável de matérias e em nossa cidade não houve uma quarentena tão rígida.
Hoje o que mais atrasou o desfile da escola foi uma reforma em nossa casa, que por motivos mais particulares, tivemos que mudar a estrutura do nosso imóvel, mas isso não implica em entregarmos o nosso desfile na data correta.

A agremiação e seus preparativos, mostra uma homenagem a uma das co-irmãs.

UESM: O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?
A UESM se esforça ao máximo com divulgação em canais acessíveis a um grande público do meio do carnaval, bem como rede sociais, isso deixa os nossos trabalhos conhecidos por todos.
Claro que ainda devemos ser mais vistos e termos mais méritos por nossos desfiles, mas acreditamos que isso ainda é um trabalho árduo que depende dos esforços de todos, não somente da UESM.

UESM: Qual o seu recado para quem quer entrar na competição?
Fazer parte dessa “brincadeira de carnaval de maquete” é a idealização e realização dos nossos sonhos carnavalescos. Por isso venha fazer parte dessa família e realize seu sonho de ver sua escola de samba de maquete a desfilar.

E para acompanhar os nossos desfiles, basta acessar o Facebook  e acompanhar com a gente. E semana que vem temos mais entrevistados para esse chatfolia.

Maiores informações acesse as nossas redes sociais:

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
* em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl