Chatfolia: Falcão Imperial falará de rituais religiosos

* Por Alessandro Valentim

Em 1993 nasceu a escola de samba Falcão Imperial. As cores, vermelho e branco são uma homenagem do presidente, Cláudio Sampaio, ao Salgueiro, sua escola do coração.
Para 2020, o vôo do falcão passará pelos rituais das religiões.A escola vai apresentar os momentos de fé, as festas, tradições e heranças dos mais variados tipos de fé. No ano da pandemia, a agremiação quer fazer uma verdadeira oração na avenida com um samba composto pelo próprio presidente.

As tradições de cada religião serviram de base para o enredo

Fantasia da Falcão Imperial para o carnaval 2019

Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Todo o tipo de material ESQUISITO que você imaginar, mas evitaremos que os olhos dos jurados vejam ABERRAÇÕES ou MONSTRUOSIDADES em nossas alegorias e fantasias.

Quais as dificuldades?
Além da falta de recursos financeiros, a dificuldade de encontrar material. O enredo é mais fácil devido a genericidade, para esculturas e adereços, mas mesmo assim, o luxo que infelizmente é levado em consideração pelos jurados está difícil de encontrar devido a pandemia.

 

 

 

Larissa no meio entre os presidentes Claudio Sampaio (Bafo do Tatu) e Leonardo Galvão (Unidos da Paulicéia)

Com a pandemia, qual a situação encontrada para continuar?
Amor, acima de tudo. E saber que a entidade Falcão Imperial tem vida própria e está acima de todos nós. Ela saíra e respeitará suas tradições de 27 anos de carnavais. Muita criatividade e ajuda de vídeos para ideias que podem ser levadas para as escolas de maquete.

O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?
É uma modalidade de arte. Uma visão ímpar do carnaval. Uma forma de artesanato e neste caso as escolas deveriam buscar incentivos pela lei da Cultura em seus municípios e estados. Nós, aqui do Grande Recife, estamos buscando esse auxílio.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl