Chatfolia: Do sonho de um menino nasceu um Império

* Por Alessandro Valentim

Império – Santo Antonio de Jesus/BA

Império é uma escola nova na UESM, mas não nas passarelas de maquete. Antes de entrar para a liga, em 2018, a agremiação se chamava Mini Portela e era um projeto bem criativo do presidente. José começou aproveitar na infância seus brinquedos e materiais de casa para a construção de alegorias e fantasias. Para este ano, Iracema é o enredo e a melodia ficará por conta do samba de 2017 da Beija-flor de Nilópolis.

 

 

José Carlos era criança quando se apaixonou pelo carnaval

Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Para a criação, será um carnaval com uso de materiais bem “diferentes” ou até “incomuns” de serem utilizados em um desfile de escola de samba de maquete, mas se faz presente em grande parte o uso de fitas e EVAs, pegando um pouco da essência do nosso primeiro desfile na UESM (2018).

Quais as dificuldades?
A dificuldade no momento é encontrar materiais para que seja possível dar continuidade ao processo criativo do desfile, pois todas as lojas estão fechadas devido a quarentena e à pandemia.

Com a pandemia, qual a situação encontrada para continuar?
Para conseguir dar continuidade à criação está sendo necessário substituir alguns materiais, para que não seja necessário parar a produção por um grande período de tempo. O uso de materiais recicláveis e os famosos “truques de Carnaval” também estão entrando em cena.

O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?
Sim, pois são um “bando” de pessoas enlouquecidas pelo Carnaval que demonstram e expressam seu amor através da arte de confeccionar maquetes. Utilizando seu tempo, sua dedicação e paciência. Todas as formas de carnaval merecem ser levadas ao holofotes para o conhecimento do grande público.

Qual o seu recado para quem quer entrar na competição?
Participem, é bem legal o processo, pra quem ama Carnaval é um delírio ter essas coisinhas chamadas maquetes em casa. Estar participando dessa competição é estar demonstrando o seu amor e o seu talento através da confecção em miniatura de um pequeno grande Carnaval.

 

 

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM:

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl