ChatFolia 2020: Escolas de Maquete se adaptam à rotina de quarentena

UESM Chat Folia

Hoje estamos dando inicio novamente ao Chat Folia, E no 4º ano dessa coluna, A União das Escolas de Samba de Maquete traz uma novidade. A  Coluna será comandada pelo Jornalista Alessandro Valentim. Vamos ver como ele conduziu essas entrevistas animadissimas na nossa sede? Os primeiros convidados são Thiago Laurentino, da Independente Suburbana e Gabriel Castro, da Império de Itaquera. Vamos Conferir?

Independente Suburbana

O presidente da agremiação, Thiago Laurentino já assinou três carnavais pela Mocidade Louca de Pilares, mas em Abril de 2019 decidiu que era hora de mergulhar mais na competição. Assim nasceu a Independente Suburbana, ficando em segundo lugar no grupo B e conquistando a vaga no Grupo Especial de Maquete. Para este ano, a escola escolheu ‘’Alma Pirata’’, a história da pirataria no Ocidente, desde o século XVI até os dias de hoje. O enredo já passou pela Marquês de Sapucaí com a Imperatriz Leopoldinense em 2003, ficando em terceiro lugar no grupo especial com um samba conhecido pelo seu ritmo descontraído. O samba também será aproveitado no desfile, que marca uma paixão do presidente com o enredo, que fez parte da sua infância pela proposta alegre e divertida.

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?
Thiago: Eu gosto muito de diversificar os materiais na preparação do desfile. Vou desde os luxuosos artigos de carnaval, como aljofres e pedrarias até materiais bem baratos e inusitados, como caixa de ovos e papelão. Esse ano em particular tô usando muito papel, de diversos tipos, tanto para compor as alas quanto os carros.

Independente Suburbana

UESM: Quais as dificuldades?
Thiago: As mesmas de sempre, encontrar materiais com preços acessíveis, ter que adaptar algumas ideias do projeto original e lutar contra o tempo. Com o novo coronavírus, COVID-19, encontrar lojas de materiais se tornou uma tarefa difícil.

Com a orientação de quarentena e o fechamento do comércio não essencial, criatividade e reciclagem se tornaram a saída para os profissionais.

UESM: Com a pandemia, qual a solução encontrada para continuar a produção?
Thiago: Nós temos um pequeno estoque com os materiais mais básicos e alguns itens que já tinham sido comprados para o desfile deste ano. Estamos produzindo o que é possível com esse material. Vamos produzir o máximo que for possível com esse estoque. Combinei com a equipe que por enquanto não vamos alterar o projeto original, para simplificar ou adaptar nada. Outra coisa que decidimos foi reciclar mais coisas do carnaval passado, tudo para não afetar o andamento e principalmente o acabamento plástico do trabalho.

Império de Itaquera

A escola surgiu como realização do sonho do presidente Gabriel de Castro, que era ter um desfile próprio. Para este ano, ele continuará produzindo tudo sozinho, desde a escolha do enredo à confecção das fantasias e alegorias. Tendo em vista uma vaga no Grupo Especial, a escola decidiu homenagear Marrocos, utilizando o samba da Mocidade Independente de Padre Miguel de 2017. O enredo na verde e branco da Zona Oeste carioca foi campeão após uma apuração polêmica que também consagrou a Portela como campeã do carnaval.

UESM: Quais as dificuldades?
Gabriel: Até o momento minha maior dificuldade é de me adaptar em produzir o desfile com apenas três alegorias.

UESM: Com a pandemia, qual a solução encontrada para continuar a produção?
Gabriel: Estamos com todos os materiais comprados e outra parte eu ganhei, então estamos produzindo bastante nessa quarentena.

Os presidentes aproveitaram para falarem sobre a valorização do carnaval de maquete e deram um recado para quem deseja entrar na competição.

Para Thiago Laurentino da Independente Suburbana, o projeto cresce a cada ano, as escolas fazem um belo trabalho e revelam muitos talentos na produção do desfile. O presidente acredita que além dos grandes parceiros como SRZD, a divulgação em outros meios de comunicação traria mais destaque ao campeonato. Thiago demonstrou esperança e diz que o reconhecimento já está vindo e virá cada vez mais. Já para quem deseja entrar no carnaval de maquete, o presidente alerta que no início assusta muito, pois parece algo impossível de se fazer, mas que com o tempo aprende. ‘’O resultado é muito gratificante. Com humildade, paciência e dedicação, todo mundo pode fazer parte do carnaval de maquete. A única exigência é a criatividade e dedicação do mesmo. O carnaval de maquete não exclui ninguém.’’- Thiago Laurentino, presidente da Independente Suburbana.

Gabriel de Castro, presidente da Império de Itaquera acredita que grandes nomes do carnaval divulgando o trabalho realizado traria mais visibilidade para a festa. Para os que almejam a competição, Gabriel garante a boa recepção do grupo e afirma, ‘’Será uma grande competição’’.

E para acompanhar os nossos desfiles, basta acessar o Facebook  e acompanhar com a gente. E semana que vem temos mais dois entrevistados para esse chatfolia.

Maiores informações acesse as nossas redes sociais:

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
*Por Alessandro Valentim em colaboração voluntária ao SRZD

 

Comentários

 




    gl