Carnaval de Maquete: Samba da parceira do Jotapê é campeão na disputa da Independente Suburbana

A Escola de Samba de Maquete Independente Suburbana escolheu, na tarde do último domingo (23/01), o seu hino oficial para o desfile de 2022. A disputa foi transmitida por umaliveno canal do YouTube da União das Escolas de Samba de Maquete (UESM). A diretoria da rubro-negra carioca elegeu como campeã a obra dos compositores João Vidal e Jotapê. O presidente da Suburbana, Thiago Laurentino, comentou a decisão:

– A gente tinha três obras de qualidade na final, cada uma com seus méritos. Venceu a que casa melhor com o projeto que está sendo desenvolvido. Não tem jeito, só um samba pode ganhar.O escolhido éo que se encaixa melhor como que o espectador vai ver na avenida em alegorias e fantasias.

A transmissão da final começou com uma homenagem à cantora Elza Soares, falecida no dia 20 de janeiro, dias antes do evento. A escola, em nome da UESM, prestou uma breve saudação ao ícone da música brasileira, que defendia várias bandeiras, como a bandeira do samba.

Em seguida, o presidente da escola bateu um papo descontraído com os convidados da semana: Lucas Leão (Acadêmicos do Novo Império), Raphael Khaleb (Acadêmicos da Estrela Imperial) e Rafael Victor (Império da Vila). Os convidados falaram um pouco do enredo das suas escolas para 2022, mostraram algumas imagens da preparação e revelaram alguns segredos que o público pode aguardar em julho.

Depois o evento se voltou para a escolha. Representantes dos três sambas finalistas enviaram um breve vídeo falando sobre suas obras. Em seguida, uma passada de cada samba foi executada. No final, o presidente da agremiação deu o veredicto, em nome dos segmentos. João Vidal, um dos compositores da parceria campeã, comentou o resultado:

– Muito feliz por ter conquistado essa vitória. Agradeço o presidente e toda escola pela lisura e por terem feito o melhor para eles. Feliz demais por, nesse momento, o nosso samba ter sido o melhor para a escola.

Apesar de outras escolas já terem apresentado sambas autorais na UESM, essa foi a primeira vez que uma agremiação de maquete realizou um concurso com transmissão ao vivo e dividido em etapas. A Independente Suburbana tem como enredo para 2022 “A alegria é a prova dos nove – 100 de Modernismo” e será a segunda escola a desfilar no segundo dia de desfiles do grupo especial da UESM, em julho. A agremiação informou que divulgará em breve o seu intérprete oficial, que vai defender o samba campeão.

Confira a seguir a letra e o áudio da parceira campeã:

Enredo: A alegria é a prova dos nove – 100 anos de modernismo
Compositores: Jotapê e João Vidal
Intérprete: João Vidal

 

LIBERDADE É TER IDENTIDADE PARA EXPRESSAR
BRASILIDADE TUPINAMBÁ, É NOSSA ESSÊNCIA DEVORAR
E TRANSFORMAR, MADE IN BRAZIL TUDO QUE VEM DE LÁ
“MODERNO” DESEJO DE COMER PARA SACIAR O NOSSO BEL-PRAZER
E QUEM DIRIA QUE A GENTE UM DIA
TAMBÉM SERIA DEVORADO
BRASIL, “MON AMOUR
NA “TERRA DA RAINHA” OU DO “OLHO PUXADO”

 
QUEM SOMOS NÓS? A NOSSA ALMA, ONDE ESTÁ?
A NOSSA VOZ DESAPRENDEU A CONVERSAR
ANDAR PRA TRÁS É SEGUIR EM FRENTE
SER MUITO MAIS “INDEPENDENTE”

E PLURAL…
EM CADA TRAÇO CULTURAL
O NOSSO LAÇO DE UNIÃO
A REERGUER ESSA NAÇÃO… “ACORDE” GIGANTE
LEVE ADIANTE TODAS AS CURVAS EXUBERANTES
MOSTRA ESSA DIVERSIDADE
DO PERFIL DO BRASILEIRO

BONITO, SAGAZ E MANEIRO
O MEU GINGADO TODOS QUEREM IMITAR
MEU CARNAVAL TEM A PINTA DE BACANA
MAS É O POVO A REVOLUCIONAR
GENTE BRASILEIRA, “SUBURBANA”

Veja o Instagram da escola

Acompanhe o nosso carnaval :

Inscrições e Regulamento em www.uesm.com.br

Siga a gente: Facebook , Youtube e Instagram

* Em colaboração voluntária ao SRzd

Comentários

 




    gl