Carnaval de Maquete: O Nordeste bem representado

O nordeste pronto pra entrar na avenida. Foto: Divulgação/UESM

O nordeste pronto pra entrar na avenida. Foto: Divulgação/UESM

Carnaval de Maquete à vista! Como de costume, é hora de conhecer um pouco do que as escolas da UESM vão apresentar ao público nos seus desfiles. O Chat Folia chega à sua quinta edição e, para dar continuidade a série de reportagens desse ano,  vamos conhecer mais dois enredos de agremiações postulantes ao título do Grupo de Avaliação.  Estreando no carnaval da União das Escolas de Samba de Maquete (UESM), entrevistamos duas nordestinas, a Baianinha do Samba de Camaçari – BA, e a Império do Niterói, de Poço Verde – SE. 

UESM: Como surgiu a agremiação?

Baianinha do Samba: A Baianinha do Samba surgiu quando minha irmã viu em um site local (Camaçari Notícias),  uma reportagem sobre a Escola de Samba de Maquete Acadêmicos do Litoral. Pesquisamos mais sobre a escola e sobre a maquete e encontramos o Kleber presidente e carnavalesco da Escola Acadêmicos do Litoral, que foi a inspiração para a nossa agremiação.

Império do Niterói:  A agremiação foi criada pelo ex-presidente Juan Santana que já conhecia esse mundo das maquetes e queria recriar sua escola do coração que é a Unidos do Viradouro em maquete, por isso o  nosso símbolo se parece com a do Unidos do Viradouro.

Baianinha do Samba Foto: Divulgação/UESM
Baianinha do Samba Foto: Divulgação/UESM

UESM: Como vai funcionar o enredo? Qual foi a motivação para a escolha do tema?

Baianinha do Samba: Desde sua criação em 2020, a Baianinha do Samba, vem buscando brincar com o lúdico e com o imaginário das pessoas e por isso escolheu o enredo: “Abram alas, os saltimbancos chegaram!”. É um enredo que mostrará às pessoas que  devemos sempre ir à procura do nosso sucesso e do nosso lugar no mundo, mas claro, que contamos com esse presente do nosso amigo Raphael Khaleb, esperamos fazer um trabalho razoável. Nossa brincadeira vem mostrando esse grande espetáculo da vida, através da literatura de Chico Buarque em “Os Saltimbancos”, trazendo a trajetória realizada pelos animais que depois de passarem por maus tratos resolvem partir em busca de liberdade e reconhecimento. Por fim,  acabam encontrando o caminho do sucesso. Para este desfile utilizaremos o samba-enredo bem alegre, da Escola de Samba Alegria da Zona Sul de 2012, ”Os Saltimbancos”.

Império do Niterói:  O enredo vai falar sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo, trazendo como tema central a boneca mais sapeca de todas: A Emília. A motivação é trazer a criança que temos dentro de nós pra fora. O Sítio ficou muito esquecido e vamos resgatá-lo para todos, mas especificamente para as crianças de hoje em dia, virem o quanto é bom o fato de uma simples historinha. Depois de decidir o enredo de 2022, fomos atrás de um bom samba. O que mais nossa diretoria acabou gostando foi o da Imperatriz Leopoldinense de 2005.

 

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?

Baianinha do Samba:  Para nossa criação buscamos a variedades de materiais, tais como o coringa de quase todo carnaval de Maquete, o papelão; passando pelo EVA, tecido, fita de cetim, frufru, pedrarias, brincos, linhas de lã, tinta PVA, lantejoulas e Biscuit.

Império do Niterói:  Foi o primeiro assunto de nossa diretoria: Com quais materiais vamos fazer isso? Depois de um tempo de pesquisas decidimos por vários, desde isopor, papelão, EVA, fita de cetim, palito de churrasco, forminha de brigadeiro, tintas, entre outros.

 

UESM: Quais foram as dificuldades enfrentadas durante a preparação do desfile?

Baianinha do Samba: A grande dificuldade foi o tempo e conseguir misturar essa gama de matérias para dar o resultado deste Carnaval.

Império do Niterói:  Como já tínhamos uma base do que queríamos e já sabíamos como fazer, nossa maior dificuldade foi com o tempo.

Império do Niterói. Foto: Divulgação/UESM
Império do Niterói. Foto: Divulgação/UESM

UESM: O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?

Baianinha do Samba:  Sim principalmente pelo meio carnavalesco. Hoje, mais por conta da UESM já está bem disseminada nas redes sociais. Agora, precisamos ser reconhecidos pelos órgãos culturais, com apoios para divulgação e patrocínio para expandir cada vez mais essa forma de brincar na maior festa popular: O Carnaval.

Império do Niterói: Claro que sim! Até porque aqui também é um trabalho que pode te levar a realizações pessoais. A UESM, vem se esforçando ao máximo para fazer parcerias com empresas grandes que possam levar o carnaval de maquete não só para todo o Brasil mas para todo o mundo. Nós devemos usar o meio da internet que é onde a maioria das pessoas tem acesso para divulgá-lo.

 

UESM: Deixe o seu recado para quem quer entrar na competição:

Baianinha do Samba:  Primeiro que através da competição vem um prazer enorme de ver sua Escola entrar nessa grande Avenida chamada Brasil; proporcionado por pessoas que amam o carnaval acima de tudo e nos ajudam e transmitem nosso sonho, a grande Família UESM.

Império do Niterói:  É uma brincadeira que acaba se tornando uma vida. É uma realização de muitos… É muito bom trabalhar com maquete!  Se você quer se tornar um profissional no mundo de carnaval, eu indico começar na maquete.  Aqui que se aprende muita coisa.

Para saber tudo sobre as escolas de samba de maquete, acompanhe as notícias e informações no site oficial e nas redes sociais da UESM. Os desfiles acontecem no próximo sábado, 23/07/2022, a partir das 16hs e a apuração do grupo de avaliação acontece no dia 31, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As escolas que compõem o grupo serão avaliadas de duas formas: através das notas e da indicação de afiliação.

    Acompanhe as transmissões em www.uesm.com.br

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

 

* Raphael Khaleb e Thiago Laurentino em colaboração voluntária com o SRzd

Comentários

 




    gl