Carnaval de Maquete: O Sangue azul e branco carioca

Escolas acertam últimos detalhes para o desfile de 2022. Foto: Divulgação/UESM

Escolas acertam últimos detalhes para o desfile de 2022. Foto: Divulgação/UESM

Carnaval de Maquete à vista! Como de costume, é hora de conhecer um pouco do que as escolas da UESM vão apresentar ao público nos seus desfiles.

O Chat Folia chega à sua quinta edição e, para abrir a série de reportagens desse ano, vamos conhecer mais os enredos de duas agremiações postulantes ao título do Grupo de Avaliação.

Estreando no Carnaval da União das Escolas de Samba de Maquete (UESM), entrevistamos duas cariocas, a Touro Enfurecido, de São Cristóvão, e a Independente de Inhaúma, de Inhaúma.

UESM: Como surgiu a agremiação?

Touro Enfurecido: Surgiu através do convite do meu querido Raphael Khaleb, no carnaval da UESM de 2021. Eu que sempre fui apaixonado por carnaval, vi uma grande oportunidade de mostrar o meu trabalho.

Independente de Inhaúma: Olá a todos. Então, dia 28/02/2021, em cima da laje da casa da minha irmã no bairro chamado Inhaúma nasceu GRESM Independente de Inhaúma e tem como a maior inspiração o bairro e também ao GRES Mocidade Independente de Inhaúma

UESM: Como vai funcionar o enredo? Qual foi a motivação para a escolha do tema?

Touro Enfurecido: O meu enredo, na verdade, não seria reeditado, mas, no primeiro desfile, vi que poderia ser uma solução. Vou mostrar a feira na hora da xepa, de forma bem descontraída, leve e divertida, utilizando o icônico samba da Caprichosos de Pilares de 1982.

Independente de Inhaúma: Devido estarmos no Grupo Avaliação, escolhemos um enredo pequeno, um enredo sobre contos infantis e o samba que vamos utilizar será o samba do GRES Mocidade Independente de Inhaúma para o carnaval de 2017

UESM: Para a criação do enredo, quais materiais estão sendo utilizados?

Touro Enfurecido: Usei materiais bem simplórios como: caixinhas de MDF, isopor, tecidos reutilizados, materiais alternativos e outros que foram descartados por escolas reais e que vão dar um efeito incrível na avenida.

Independente de Inhaúma: Então além de E.V.A, vamos utilizar muito TNT e flores feitas de TNT de diversas cores e tamanhos

UESM: Quais foram as dificuldades enfrentadas durante a preparação do desfile?

Touro Enfurecido: A maior dificuldade da Touro, creio que foi o tempo para confeccionar os nossos trabalhos e insegurança de fazer um trabalho que seja a altura da UESM.

Independente de Inhaúma: Esse ano achei bem tranquilo terminei de montar toda a escola bem antes do prazo.

Ind. de Inhaúma. Foto: Divulgação/UESM
Ind. de Inhaúma. Foto: Divulgação/UESM

UESM: O carnaval de maquete deveria ser mais valorizado? Como?

Touro Enfurecido: Óbvio! As pessoas envolvidas com a arte em geral, podem nos olhar com mais carinho, afinal, somos artistas e mostramos o nosso trabalho com seriedade e dignidade. O nosso trabalho merece reconhecimento e respeito.

Independente de Inhaúma: A cada ano que se passa o Carnaval de maquete está sendo mais valorizado. Comparando a UESM hoje com 2 anos atrás… Nossa! Tem muita diferença.

UESM: deixe o seu recado para quem quer entrar na competição:

Touro Enfurecido: Para quem desejar entrar, serei breve: paixão, dedicação e amor à arte em geral.

Independente de Inhaúma: E para quem quer se aventurar e montar a sua escola de samba de maquete, saiba que é maravilhoso quando ver tudo montado, tudo pronto e muito gratificante. Nos mostramos nossos talentos através da maquete. Venham também fazer parte da UESM no próximo ano. Desde já agradeço a todos e espero que gostem do Desfile do GRESM Independente de Inhaúma 2022.

Touro Enfurecido. Foto: Divulgação/UESM
Touro Enfurecido. Foto: Divulgação/UESM

Para saber tudo sobre as escolas de samba de maquete, acompanhe as notícias e informações no site oficial e nas redes sociais da UESM. A apuração do grupo de avaliação acontece no dia 31 de julho, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As escolas que compõem o grupo serão avaliadas de duas formas: através das notas e da indicação de afiliação.

Acompanhe as transmissões em uesm.com.br

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

* Raphael Khaleb e Thiago Laurentino em colaboração voluntária com o SRzd.

Comentários

 




    gl