Beco do Rato reabre com disputa de samba-exaltação sobre o subúrbio carioca nesta quarta

Lúcio Pacheco (proprietário), Luís Caffé (compositor e cantor) e Fabiano (gerente) no Beco do Rato. Foto: Divulgação

O Beco do Rato, tradicional casa de samba da cidade do Rio de Janeiro, realiza no dia 11 de novembro, a partir das 20h, a disputa do samba-exaltação “O subúrbio canta e encanta a cidade”. Aberto ao público, o evento tem entrada a R$ 25.

O concurso que marca a reabertura do bar da Rua Joaquim Silva, 11, Lapa, tem como finalidade apresentar as obras compostas pelos compositores e suas parcerias que enaltecerão o subúrbio do Rio, suas tradições, costumes, crenças, gastronomia e memórias.

O evento tem como padrinho o cantor e compositor Paulinho Mocidade. Outros nove artistas do mundo do samba, como Raoni Ventapane, Juninho Thybau, André Lara, Ciganerey, Eduardo Chaves, Camarão Neto, Iracema Monteiro, Maria Menezes e Fabíola Machado, serão os jurados da disputa, que terá transmissão via live pelo SRzd Carnaval.

Para o compositor e jurado Camarão Netto, o concurso é uma forma de resgatar as disputas que eram realizadas nos terreiros das escolas de samba e que hoje não acontecem com tanta frequência.

“Há muitos anos, nossos mentores como Tia Ciata, Paulo da Portela, Ismael Silva, entre outros, lutaram para que o samba estivesse livre hoje, mas o samba ainda luta e muito para ter seu espaço em programas de rádios, televisão, para ter valorização em cachês. Vejo esse concurso como uma resistência do nosso autêntico samba brasileiro, não deixando apagar a chama verdadeira que foi acesa com muita luta por tantos professores que tivemos”, ressaltou o sambista.

A jurada Fabíola Machado também comentou a iniciativo do Beco do Rato: “Muito importante reacender através do concurso, da cultura e da escrita, que sempre foram ferramenta de resistência e luta, principalmente do povo do samba e de todos os suburbanos e cariocas”.

O concurso é organizado pela assessora de imprensa e marketing Eliane Pinheiro, pelo cantor e compositor Luís Caffé e pelo membro da diretoria de Carnaval do Salgueiro Djalma Costa.

Confira depoimentos de outros sambistas que estarão no Beco do Rato:










Comentários

 




    gl