Categories: Cadu ZuglianiCarnavalCarnaval/RJColunas

O Samba Agoniza ‘de Camarote’ – por Cadu Zugliani

Fiquei imaginando nestes quatro dias de desfiles, se os Pierrôs apaixonados das décadas de 80 e 90 decidissem escrever uma carta para os “sobreviventes” de 2022…

Seriam estes Pierrôs taxados de loucos ao querer comparar aquele público maravilhoso da década de 80, que acompanhava desfiles até a hora do almoço, lotando a Avenida, com este de hoje? Tampouco estariam no melhor de suas faculdades mentais se quisessem que este mesmo público de hoje cantasse os sambas como cantava o público da Sapucaí na década de 90? Mas o que pensariam estes Pierrots apaixonados ao se deparar com a Marquês de Sapucaí de 2022?

Será que estariam malucos a ponto de achar que o nosso samba agoniza e com morte anunciada?

Sinto informar, queridos amigos, mas posso garantir que a Marquês de Sapucaí não caminha mais para se tornar o túmulo do samba, ela já é!!

O templo por onde passaram desfiles e Carnavais inesquecíveis, terreiro de arquibancadas incendiadas, deu lugar a uma grande “Rave” de camarotes e subcelebridades que não estão nem aí para o que acontece ali naquele chão que já foi sagrado. Hoje, o desfile virou um cenário, um enfeite de luxo para grandes festas regadas a funk, batidão, pagode. Nada contra os gêneros, mas tudo tem seu lugar ou deveria ter.

Os nossos sambas passam sem resposta, os versos não ecoam mais, o som alto das festas atrapalha os julgamentos. Na pista, fotos, vaidade, truculência contra a imprensa (que começa já na negativa de credenciais). Afinal, o que importa é ver a figura nefasta do Mendigo “do carinho” desfilando sua fama absurda.

Nos intervalos entre as escolas, a iluminação de boate forma o quadro perfeito para as “músicas” que vazam dos apêndices culturais. E os sambas, por mais bonitos que sejam, por mais educativos que possam ser, morrem na boca dos desfilantes.

Nem os desfiles escapam, quando chegam as super comissões de frente destinadas a um pequeno grupo de sorte que está próximo a uma cabine de jurados enquanto o resto da Passarela se limita a ver uma dança padrão.

É, meus queridos Pierrôs, já fomos resistência, já fomos cultura viva, hoje somos peixes em um aquário a serem apreciados pelos “foliões pegadores” e seus abadás que valem mais que uma credencial.

Assinado um Comentarista desolado, que além do infinito não enxerga nenhuma luz, 29 de abril de 2022.

Leia também:

+ Jurado de bateria critica som dos camarotes da Sapucaí: ‘Uma falta de respeito’

+ Mega Camarotes na Sapucaí, um desserviço ao desfile das escolas de samba! – por Bruno Moraes

Cadu Zugliani

Recent Posts

  • Televisão

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna. Apresentadora ficou entre os assuntos mais comentados…

10 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

59 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

1 hora ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

4 horas ago