Categories: Cabana do LeitorColunasEntretenimentoMúsica

K-12 e a alegoria à sociedade americana – Parte 1

MATÉRIA ESCRITA POR FERNANDA FERNANDES 

Facebook: facebook.com/dcfernandesf / Instagram: @_ffernd

Melanie Martinez lançou seu primeiro álbum de estúdio, o Cry Baby, em agosto de 2015. Neste álbum, a cantora criou a personagem de mesmo nome do álbum e contou a história da vida familiar e relações amorosas dela, já trazendo críticas sociais a temas como abuso, padrões de beleza e relacionamentos abusivos. 

Em seguida, Melanie começou a desenvolver seu segundo álbum, o K-12, o qual foi lançado em setembro de 2019. Em K-12, a artista decide manter a personagem Cry Baby e se aprofundar na vida escolar e na adolescência da garota. Além disso, Melanie Martinez decide dirigir e roteirizar um filme para este álbum. No entanto, no K-12: O Filme só constam as faixas da edição padrão do álbum, que serão analisadas uma a uma. Daqui em diante há spoilers.

A estética de cores pastel está presente no trabalho da artista desde o primeiro álbum, reaparecendo em K-12. É importante entender que K-12 é uma expressão norte-americana que refere-se ao período em anos do kindergarten até a 12th grade, que seria o ensino primário e secundário nos Estados Unidos, abrangendo a infância e adolescência.

Melanie Martinez – Foto: Divulgação

Melanie Martinez e K-12

Dito isso, logo nos primeiros minutos do filme, uma frase se mostra extremamente chamativa, na qual a Crybaby (Melanie Martinez) diz: vamos para um mundo onde garotas só vestem vestidos rosas e garotos, calças azuis. Logo em seguida, a personagem comenta sobre ter pintado o seu uniforme e durante todo o filme, o tal uniforme da personagem é lilás, claramente quebrando as regras desse mundo que ela cita e ao mesmo tempo, mostrando que em um lugar onde os rótulos “feminino” e “masculino” ainda existem, ela será um pouco de ambos. 

Outro ponto interessante é que a protagonista ainda comenta sobre o sonho que teve com Lilith. Especula-se em alguns textos religiosos que Lilith teria sido a primeira esposa de Adão, feita do barro assim como ele, ela teria recusado ser submissa a ele e por isso teria ido embora. Quando ela é citada por Crybaby, nota-se uma procura por algo para se amparar. Um ideal. Mais para frente, Lilith aparecerá algumas vezes durante a história para aconselhar tanto a personagem como suas colegas.

A primeira faixa de K-12 é Wheels on the Bus, a qual serve para ambientar a aventura que estamos conhecendo, um lugar um tanto perverso e com uma sensação constante de negligência. Os versos que mostram essa perversidade são, principalmente: 

“Eu estou apenas olhando pela janela e está frio lá fora

Há dois garotos gritando atrás de mim e eu estou aterrorizada

Contando as árvores enquanto elas passam por mim

E eu estou tentando não olhar para o outro lado do corredor

[…]

Não há ninguém nos vigiando, não dão a mínima”

Nesta faixa, também conhecemos um pouco mais da personalidade de Crybaby, que é retraída, assim como no álbum anterior de Melanie Martinez. Um pouco antes da próxima faixa, uma cena se mostra interessante: o juramento à bandeira feito antes da aula começar. 

Neste momento, um aluno da turma, talvez o único aluno negro, se recusa a fazer o juramento com o argumento de que a frase contida neste, “liberdade e justiça para todos”, é mentirosa. Ele é retirado a força da sala e não aparece mais no filme. O que indica o que acontece quando você discorda de algo neste mundo que a artista está criando. Também é uma sátira ao nacionalismo extremista. Outro momento pertinente, é ver a professora usando drogas antes de dar a aula, assim como o diretor (Toby Eddington) da escola se embebedando na sala dele, uma metáfora óbvia a como este tal mundo em que a personagem habita está falido e problemático.

Melanie Martinez – Foto: Divulgação

Seguindo a trama

Adiante, a faixa Class Fight mostrará o lado emotivo da personagem enquanto traz a ideia de um triângulo amoroso que acaba em rivalidade feminina, outra crítica a como o machismo vira mulheres umas contra as outras. Após a briga, Crybaby e a outra aluna, Kelly (Maggie Budzyna), vão para a diretoria e lá, Crybaby descobre que o diretor prescreve remédios para drogar os alunos e controla-los com mais facilidade. Além disso, outra cena que traz mais um pouco de crítica é o diretor estar demitindo uma professora da escola por ter assumido ser trans. Logo, estamos na faixa The Principal em que a cantora critica a busca do diretor por dinheiro e poder, destruindo as crianças e afirmando que é o bonzinho da história. 

A próxima faixa é uma das mais interessantes do álbum: Show & Tell. Nela, Melanie traz uma dura crítica a indústria cultural, focando principalmente no machismo e na objetificação que as mulheres enfrentam nesse cenário. A maior analogia à isso é que a personagem Crybaby aparece como um fantoche para os alunos da turma da escola K-12

“Compre e venda (me compre e me venda, amor)

Como se eu fosse um produto para a sociedade

Arte não vende

Só se você fodeu todas as autoridades

Você implora e chora por mais, mas eu estou no chão

Há estranhos tirando fotos minhas, enquanto eu peço que parem

[…]

Sou como você, você é como eu

Somos imperfeitos e humanos, não é?”

Enquanto a música toca e a professora manipula o fantoche, estes alunos estão eufóricos sempre querendo mais, chegando a quase pegar o fantoche para eles, como se fosse um troféu. Ao final da música, o fantoche é jogado no chão e quando cai, a barriga do brinquedo abre e o nariz sangra, sendo um jeito de lembrar que existem pessoas de verdade por trás desse universo em que parecem feitas de plástico. Os alunos sentem nojo da humanidade do brinquedo e vão embora.

Melanie Martinez – Foto: Divulgação

Em seguida, o fantoche, que é a Crybaby, vai parar na enfermaria e reencontra Angelita (Emma Harvey), sua amiga. Durante a trama do filme, que acopla todas essas músicas a tentativa de sobreviver ao ambiente escolar, Angelita está sempre lá para ajudá-la. É válido dizer que as duas possuem algum tipo de superpoder na história, o que pode ser uma analogia ao superpoder que todos temos de mudar as coisas.

A próxima música é Nurse’s Office, mostrando uma sensação de tentativa de fugir desse ambiente tóxico que estamos enfrentando. A letra foca completamente no fato dela estar fingindo estar fisicamente doente para poder ir embora. Afinal, quem reconheceria que estar psicologicamente mal é tão grave quanto a dor física em um lugar onde depressão e ansiedade são frescuras? Ao final desta faixa, Lilith (Kimesha Campbell) aparece para Crybaby e Angelita para aconselhar elas pela primeira vez e mantê-las firmes, dizendo que a única maneira de aprender é através da experiência.

Continua… 

 

Cadu Costa

Share
Published by
Cadu Costa
Tags: Cabana do Leitorcantora popK-12Melanie MartinezMúsica

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

8 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

9 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

9 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

17 horas ago