Witzel: ‘Atiradores de elite já estão sendo usados contra traficantes’

Wilson Witzel. Foto: Agência Brasil

Wilson Witzel. Foto: Agência Brasil

Os atiradores de elite da Polícia Civil do Rio de Janeiro já estão em atividade, matando suspeitos de tráfico nas favelas, segundo contou o governador Wilson Witzel, em entrevista ao “O Globo”.

“Os snipers são usados de forma absolutamente sigilosa. Eles já estão sendo usados, só não há divulgação. O protocolo é claro: se alguém está com fuzil, tem que ser neutralizado de forma letal”, afirmou o governador do estado.

A prática foi uma das promessas de campanha de Wilson Witzel, mas é criticada por juristas e especialistas em segurança pública. O Ministério Público chegou a afirmar, ainda no ano passado, que denunciaria o governador se ele colocasse a proposta em prática.

Sobre a possibilidade de pessoas inocentes serem atingidas pelos disparos, ele minimizou. “E algum morador foi atingido até agora? Não. A utilização de helicópteros é fundamental para coibir o tráfico. O que mais leva desespero a esses terroristas é aeronave sobrevoando a área deles. Porque aí eles não têm escapatória. Aí o que os bandidos fazem? Pegam moradores, botam fuzil na cara e falam assim: ‘Vai lá e reclama. Vai lá e coloca fogo”, disse.

Questionado sobre a alta no número de mortos em confronto com os policiais, Witzel disse não ser uma preocupação.

“Zero preocupação. Eu confio na polícia e tenho dito isso para eles. Quando eu acabei com a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo era exatamente dar às polícias o protagonismo e o poder de decisão. Os criminosos provocam tiroteios, orquestram assaltos e arrastões exatamente para poder causar um certo pânico”, afirmou.

Comentários

 




    gl