Você sabe o que fazer com o seu resultado do Enem?

Enem 2019. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Enem. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Muitos estudantes alcançam a tão almejada pontuação ao realizar a avaliação. Contudo, outros não conseguem obter o grau necessário na prova anual. Então, o que fazer caso não consiga a pontuação adequada para conquistar uma vaga em um dos programas governamentais? Confira abaixo as dicas do diretor da Faculdade Anhanguera, Roberson Fonte.

1. O Enem tem ajudado muitas pessoas a começar o ensino superior, como isso funciona?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou como é conhecido popularmente, Enem, possui a missão de avaliar o desempenho dos estudantes que concluirão o ensino médio. Criado em 1998, apenas em 2004 a avaliação passou a ser utilizada como forma de ingresso em instituições do ensino superior.

2. Quais são os programas governamentais que o estudante pode se candidatar com a nota obtida pelo Enem?

– Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas;
– Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições
privadas;
– Programa de Financiamento Estudantil (FIES), financiamento no ensino privado;
– Ingresso direto em vagas no ensino privado.




3. Qual a pontuação mínima exigida para participar dos programas governamentais?

A nota de corte, mínimo exigido para ingressar em determinado curso, pode variar de entre 450 a 600 pontos dependendo do curso escolhido pelo candidato. Também deve-se atentar para não zerar a redação.

4. Quais as possibilidades de carreira para quem finalizou o ensino médio?

As mudanças nas relações entre educação, formação e emprego estão bem diferentes em relação ao século anterior, contudo, o mercado ainda exige cada vez competências dos profissionais e o ensino superior é uma das portas para as oportunidades de trabalho. O conhecimento especializado de um curso de ensino superior continua sendo um diferencial, seja para o mercado, quanto para o futuro profissional, que poderá conhecer um leque de profissões ou até mesmo criá-las quando entra em uma faculdade.

5. E para quem não conseguiu a pontuação mínima? Existem outras possibilidades?

Para os estudantes que não conseguiram uma das vagas ofertadas pelos programas governamentais podem utilizar a sua nota do Enem a fim de conseguir descontos nas universidades particulares, que a partir do valor obtido no Exame, oferecem descontos percentuais sobre o valor da mensalidade.







Comentários

 




    gl