AO VIVO: CPI ouve irmãos Miranda sobre denúncia na compra da Covaxin

Arte: SRzd

A suspeita de compra superfaturada de 20 milhões de doses da vacina Covaxin pelo governo federal se tornou nesta semana o principal assunto a ser investigado pela CPI da Covid-19.

O deputado federal Luis Miranda e seu irmão, Luis Ricardo Fernandes Miranda, servidor do Ministério da Saúde, prestam depoimento, nesta sexta-feira (25), sobre as negociações envolvendo o imunizante, produzido pelo laboratório indiano Bharat Biotech.

Luis Ricardo foi convidado após a CPI ter tido acesso ao depoimento dele ao Ministério Público Federal (MPF), que investiga supostas irregularidades nas negociações relativas ao imunizante indiano. O servidor disse ter sofrido pressão atípica de superiores e que membros do governo federal articularam junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em favor da vacina.

O parlamentar, por sua vez, colocou-se à disposição da comissão para participar ao lado do irmão, alegando ter mais informações sobre o caso.

Os irmãos disseram também que alertaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 20 de março, sobre as suspeitas envolvendo a transação.

Senadores avaliam que Luis Ricardo é uma peça-chave nessa nova fase da comissão, que investiga corrupção na aquisição de vacinas. Contudo, diversos pontos dessa negociação ainda precisam ser esclarecidos.

Comentários

 




    gl