Categories: Brasil

Vigilância Sanitária inspeciona 31 pontos nas primeiras quatro horas de atuação no ‘Rock in Rio’

Nas primeiras quatro horas de trabalho do primeiro dia do “Rock In Rio 2019”, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle do Zoonoses do Rio inspecionou 31 pontos de serviços, como lanchonetes, food truck, postos médicos, banheiros e bebedouros.

Além das vistorias, os técnicos seguem reforçando as orientações, em especial, às referentes ao consumo de alimentos, como a necessidade de rotulagem nos produtos e os cuidados higiênicos-sanitários na hora da manipulação de sanduíches, bebidas e outros produtos.

No estande do órgão montado na Ásia Rock Street, uma bactéria roxa de 1.70 e o mascote Justo da Guarda Municipal ampliam a interação com o público para as ações educativas.

“Achei o máximo essa bactéria. E aqui no estande aprendi sobre muitos riscos que corremos sem nem ter ideia do que estamos fazendo. Muito bom mesmo”, disse a estudante Vitória Santiago, 19 anos, uma das mais de 200 pessoas que já passaram pelo estande.

As equipes continuam com a operação que tem foco na prevenção de riscos à saúde. Para que as atividades do evento estejam de acordo com as normas e legislações, a Vigilância iniciou o roteiro de prévias em janeiro, que resultou em mais de mil estabelecimentos inspecionados e 2.500 profissionais das áreas de alimentos e serviços capacitados em 41 turmas. Entre elas, três são dos empreendedores de comunidades cariocas que produzem quitutes para o Espaço Favela, uma das novidades do Rock In Rio deste ano.

O planejamento operacional envolve ao todo 70 técnicos. Divididos em equipes multiprofissionais, eles vão vistoriar os 215 pontos de serviços com coleta de amostras de bebidas e alimentos para análise e conferência das áreas de uso coletivo, como banheiros, gerenciamento de resíduos e a qualidade da água para consumo.

O que a Vigilância está conferindo na Cidade do Rock

Alimentos – Comércio e produção de alimentos e bebidas, caterings e alimentação nos camarotes e veículos de transporte de alimentos.

Saúde – Postos médicos, ambulâncias e pontos de serviços de interesse à saúde, como estúdios de tatuadores, cabeleiros e massagistas.

Engenharia – Água de abastecimento, gerenciamento de resíduos, condições estruturais e sistema de climatização nos ambientes coletivos.

Análise laboratorial – Coletas de amostras de bebidas e alimentos para análise no Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), que fica em São Cristóvão, no Complexo da Zona Norte da Vigilância. Os laudos são concluídos, em média, em 48 horas.

Dicas para aproveitar o RIR com menos riscos à saúde

1- Lave bem as mãos antes de consumir alimentos e após utilizar os banheiros.

2- Não compre alimentos ou bebidas em comércio clandestino.

3- Mantenha-se hidratado bebendo bastante água filtrada ou mineral.

4- Reclamações e denúncias devem ser registradas na Central 1746.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

1 hora ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

13 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

15 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

15 horas ago