Categories: Brasil

Vigilância Sanitária faz agendamento para mais um mutirão da castração

A equipe do Instituto Municipal Jorge Vaitsman faz nesta terça-feira (4), o agendamento da sexta edição do Mutirão de Castração 2019, que acontece no próximo dia 15, terceiro sábado de junho.

A inscrição é feita por senhas distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h, no próprio instituto, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte.

Uma das ações desenvolvidas pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses para conter a epidemia de esporotricose na cidade, o mutirão castra e um só dia 110 gatos, 55 machos e 55 fêmeas. Implantado em 2017 pela Prefeitura do Rio, o programa que é gratuito já castrou 1.760 animais e deve ser ampliado ainda este ano.

Para o agendamento, o dono do animal deve apresentar comprovante de residência e CPF, documento que dá direito a castrar até três animais. Uma das vantagens da cirurgia é a redução da ansiedade e do estresse nos animais, que ficam mais tranquilos, diminuindo as fugas e as disputas por territórios e, consequentemente, os riscos de atropelamentos e brigas que deixam arranhões e outros ferimentos causadores da esporotricose e da raiva.

A castração também reduz os índices de câncer, piometra (infecção no útero), TVT (tumor venéreo transmissível) e outras doenças infectocontagiosas, proporcionando mais tempo de vida aos que são submetidos ao procedimento que, como explica a médica-veterinária Patrícia Nuñez, coordenadora de Zoonoses da Vigilância, mantém o instinto animal intacto.

“Além da redução da esporotricose, a castração traz muitos benefícios. A fêmea castrada não entra mais no cio, o que evita a agressividade por excitação sexual constante e elimina a gravidez psicológica, uma das causas da infecção das mamas. E tudo isso sem alterar o instinto animal”, explica Patrícia Nuñez, informando que, além dos quase 1.800 gatos castrados no mutirão desde 2017, outros 7.315 animais (a maioria cães e gatos) passaram pelo procedimento no mesmo período.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: AnimaisCastraçãoPetsRio de JaneiroSubsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de ZoonosesVigilância Sanitária

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa reage após descobrir suposta amante de Belo

O fim do casamento de Belo e Gracyanne Barbosa continua rendendo. De acordo com informações noticiadas pelo portal Leo Dias,…

22 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Quem foi eliminado de A Grande Conquista 2? Dupla vai para Mansão

Após a quarta Zona de Risco, 17 participantes foram eliminados, na noite desta segunda-feira (6), do reality "A Grande Conquista…

51 minutos ago
  • Brasil

Alerta para golpes e fraudes em doações direcionadas ao Rio Grande do Sul

Em meio aos esforços para fornecer ajuda humanitária aos cidadãos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, golpistas estão…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Tucuruvi convida compositores para entrega da sinopse e explanação

Após lançar oficialmente o seu enredo para o Carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi inicia, em busca do inédito…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

13 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

14 horas ago