Vigilância Sanitária abre agenda 2019 de cursos gratuitos

Com seis novos cursos, a Prefeitura do Rio inicia na próxima terça-feira (22), a agenda 2019 para a capacitação gratuita em manipulação e conservação de alimentos, saúde e zoonoses.

Realizada pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), a qualificação é voltada a ambulantes, trabalhadores formais e donos de estabelecimentos de alimentos, de beleza e os que comercializam produtos relacionados à saúde humana e animal, como pets, farmácias e consultórios médicos e dentários.

Em 2017, foram 13 mil pessoas capacitadas, o dobro das 6.613 no ano anterior. Já em 2018, foram mais de 20 mil qualificados em 526 turmas de 14 modalidades, número que agora em 2019 saltou para 20.

Entre as novidades, estão os cursos sobre o funcionamento de farmácias de manipulação; o controle de vetores e pragas urbanas; e o de adequação ao primeiro Código de Vigilância Sanitária do município, esse com datas a serem definidas.

As turmas têm, em média, 50 vagas, com aulas que acontecem em um único dia, com três a quatro horas de duração e, em sua maioria, no auditório da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, Lapa. Para participar, basta acessar o site prefeitura.rio/vigilanciasanitaria, conferir as opções e fazer a inscrição pelo e-mail [email protected].

“Com esses cursos, levamos capacitação aos que atuam na ponta para prevenir riscos à saúde dos consumidores e usuários dos produtos e serviços oferecidos. Para tanto, fazemos atualizações nos conteúdos a partir de demandas identificadas por nossas equipes no dia a dia nas ruas, e implantamos também cursos para atender eventos, por exemplo. Esse ano mesmo, além do Carnaval, teremos a Copa América e mais um Rock in Rio, eventos que mobilizam um número maior de profissionais, e por isso exigem mais qualificação”, adianta o veterinário, mestre e doutor em saúde animal Flávio Graça, superintendente de Educação da Subsecretaria, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Qualificação começa com boas práticas para manipuladores de alimentos, o carro-chefe da Subvisa

A agenda 2019 começa no dia 22 com o carro-chefe da subsecretaria: o curso de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos para casas noturnas.

Ao todo, são oferecidas 62 turmas para púbicos diferenciados: comércio ambulante, indústria, unidades escolares, restaurantes e até culinária oriental. Elas receberão orientações e alertas sobre as boas práticas para os cuidados higiênico-sanitários que devem ser adotados para a diminuição da ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

No próximo dia 28, será a vez do curso para salões de beleza e barbearias, com procedimentos sobre o uso correto dos materiais e de cosméticos regularizados; limpeza e desinfecção do ambiente; e prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, Aids e micoses. No mesmo dia, acontece a primeira turma de pet shops, banho e tosa, e consultórios e clínicas veterinárias, com noções básicas de normas sanitárias e as boas práticas.

Ainda em janeiro, no dia 30, haverá o curso sobre o processo de limpeza, desinfecção e esterilização instrumentais para clínicas médicas e consultórios odontológicos.

A Subvisa manterá os cursos específicos, como o de estúdios de tatuagem e piercing, que começa em 11 de março com noções de limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais; uso de tintas regularizadas pela Anvisa; higienização do ambiente; e prevenção de doenças. Há também o de asilares, com orientações para profissionais que trabalham em asilos sobre temas referentes às condições que o local deve ter para evitar riscos à saúde dos hóspedes. A primeira turma será em 29 de março.

Novos cursos

O funcionamento de farmácias de manipulação abre a agenda de novos cursos, com uma série de turmas ao longo do ano. A primeira delas será capacitada já no dia 7 de fevereiro. Depois, virão os voltados a drogarias, em 21 de março; serviços de radiologia, em 25 de março; laboratório e posto de coleta, no dia 11 de abril; e vetores e pragas urbanas que começa em 15 de maio. Os cursos para distribuidoras e importadoras e armazenadoras e transportadoras terão turma única, respectivamente, em 15 de julho e 16 de dezembro.

Comentários

 




    gl