Vídeo: policiais disparam bombas de gás contra indígenas em Brasília

Policiais e indígenas entram em confronto durante protesto em Brasília. Foto: Reprodução/Youtube

Povos Indígenas de todo Brasil que realizavam protesto pacífico na porta da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), contra a possível votação do Projeto de Lei (PL) 490/2007, marcada acontecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, foram atacados pela Polícia Militar do Distrito Federal.

O PL 490 seria o quarto item da pauta da reunião da CCJ, mas foi cancelada a sua votação. Se aprovado, na prática vai inviabilizar as demarcações e permitir a anulação de terras indígenas, que serão entregues ao garimpo, construção de estradas e grandes hidrelétricas.

A Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) também realiza manifestação contra o PL 490, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE).

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Já os indígenas teriam atirado flechas contra os seguranças.

De acordo com a PM, durante o ato dos indígenas, policiais legislativos do Congresso atiraram bombas de gás. Os militares foram acionados em seguida e chegaram ao local. A corporação afirmou que a tropa de choque foi enviada para evitar mais confronto. Imagens que circulam nas redes sociais mostram correria em meio ao ato. Há confirmação de feridos, entre eles, um policial que foi atingido por uma flecha.

Segundo a PM, durante o ato dos indígenas, policiais legislativos do Congresso atiraram bombas de gás. Os militares foram acionados em seguida e chegaram ao local. A corporação afirma que a tropa de choque foi enviada para evitar mais confronto.

Comentários

 




    gl