Vídeo mostra mar de lama em Brumadinho após rompimento de barragem da Vale

Vídeo mostra mar de lama em Brumadinho após rompimento de barragem da Vale. Foto: Reprodução

Uma barragem se rompeu  no início da tarde desta sexta-feira (25) na Mina do Feijão, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais. Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade de 200 pessoas desaparecidas. Até o momento, quatro vítimas foram encaminhadas ao Hospital Estadual João XXIII na capital mineira.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por conta do acidante. Os moradores da parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas, segundo a Defesa Civil.

Em nota, a Vale informou que “lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida. O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais”.

As ações da Vale recuaram mais de 6% na Bolsa de Nova York por volta das 14h30 (horário de Brasília), depois do rompimento. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o estrago causado pela lama, veja:

Em 5 de novembro de 2015 o rompimento da barragem de Fundão, também em Minas Gerais, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues.

Comentários

 




    gl