Bolsonaro fala sobre derrota no voto impresso: ‘deputados tiveram medo de retaliação por Barroso’

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução do YouTube

Em conversa com apoiadores na manhã desta quarta-feira (11), Jair Bolsonaro atribuiu a derrota na votação da PEC do Voto Impresso, rejeitada pela Câmara, ao “medo de retaliação” que deputados têm de sofrer do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

A proposta foi rejeitada mesmo com 229 votos a favor e 218 contra, não atingido o mínimo de três quintos dos votos – que seriam 308 deputados.

Fazendo as contas, o presidente disse que a votação da PEC na câmara mostra que “metade não acredita 100% na lisura dos trabalhos do TSE”.

“Dessa outra metade que votou contra, você tira PT, PCdoB, PSOL… Para eles é melhor voto eletrônico, como tá aí. Desses outros que votaram contra, muita gente votou preocupado. Estão com problemas essas pessoas ai e resolveram votar com o presidente do TSE. Os que se abstiveram numa votação online, a abstenção é dificil acontecer. Não votaram. Ficaram preocupados com retaliações”, disse Bolsonaro.

“Quero agradecer a metade do parlamento, parte da outra metade que votou contra – que acredito que votou chantageada -, uma outra parte que se absteve, né? Essa parte, não são todos, mas alguns ali, que não votaram por medo de retaliação”, afirmou.

Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral e o TSE, dizendo que “o que querem, na verdade, eleger uma pessoa na fraude”, relacionando à tese que ganha força nas redes bolsonaristas de um conluio de Barroso para eleger o ex-presidente Lula.

Para defender sua tese, Bolsonaro mostrou alinhamento com o gabinete do ódio, que propagou entre a noite desta terça-feira e a madrugada desta quarta um vídeo em que Barroso brinca ao falar que “eleição se toma”, relacionando a uma frase do ex-ministro José Dirceu, que já havia dito que é preciso “tomar o poder”.

“A gente vê um cidadão andando pelos corredores da Câmara, né? Repetindo exatamente o que falou o Zé Dirceu: ‘ganhar eleição é uma coisa, tomar o poder é outra’. Acho que a gente não precisa falar mais nada”, afirmou Bolsonaro.

Assista:

Leia também:

+ Após voto impresso ser derrubado, Sidney Rezende pede volta de prioridades

+ São Paulo antecipa vacinação de todos os adultos para sábado

+ Lira diz que voto impresso é assunto encerrado e pede bom senso aos Poderes

+ Confira como cada deputado federal votou na PEC do voto impresso

+ Mídia internacional repercute desfile militar; ‘República das Bananas’

+ Presidente do PTB, Jefferson afirma que não vai haver eleição

Comentários

 




    gl