Categories: BrasilPolítica

Vereador está por trás da morte de Marielle Franco, diz testemunha

O vereador carioca Marcello Siciliano do PHS e o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo queriam a vereadora Marielle Franco do PSOL morta, planejaram seu assassinato e deram a ordem para que ela fosse executada.

Este relato foi feito por uma testemunha que prestou depoimentos à Divisão de Homicídios da Polícia Civil em troca de proteção policial, segundo o jornal “O Globo”. Trata-se de um homem que afirmou ter trabalhado para a milícia. Ele disse que foi coagido a prestar serviços à milícia sob a ameaça de que seria morto se não o fizesse.

A testemunha, que era uma espécie de segurança do ex-PM Orlando Oliveira, preso no Complexo Pentenciário de Gericinó, desde outubro de 2017 por chefiar um grupos milicianos, contou ter presenciado a dupla planejando o assassinato de Marielle em quatro ocasiões.

Em seu relato, ele disse que o crime começou a ser planejado em junho do ano passado. A motivação foi o avanço de ações comunitárias de Marielle em áreas de interesse da milícia na Zona Oeste.

Nos encontros, também foram mencionados os nomes de outros quatro integrantes do bando, que teriam participado da execução. Pelo menos dois homens foram mortos depois do assassinato de Marielle Franco como queima de arquivo.

Ainda segundo a publicação, a testemunha revelou que, um mês antes do atentado contra Marielle, o ex-PM deu a ordem para o crime de dentro da cela do presídio Bangu 9.

O depoimento também cita que o ex-PM é “dono” da comunidade Vila Sapê, em Curicica, também na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que trava uma guerra com os traficantes da Cidade de Deus. A vereadora passou a apoiar os moradores da Cidade de Deus e comprou briga com o ex-PM e o vereador, que tem uma parte do seu reduto eleitoral na região.

Procurado pelo jornal, o vereador disse que não conhece o policial, condenado e preso por chefiar uma milícia, e afirmou que a acusação da testemunha é uma “mentira”.

Carro em que Marielle Franco estava quando foi assassinada. Foto: Reprodução de TV

Quinta vereadora mais votada nas últimas eleições municipais do Rio, Marielle Franco, conhecida por seu trabalho em defesa dos direitos humanos, foi atingida por 4 tiros na cabeça após ter participado de um ato político na noite de 14 de março no centro da cidade. Na ação, o motorista Anderson Gomes também foi atingido e morreu e uma assessora foi ferida por estilhaços.

Na quinta-feira (10), está prevista a reconstituição do crime no local onde os dois foram mortos, no centro do Rio. Mais de 50 dias após as execuções, ainda não há linhas de investigação divulgadas ou suspeitos apontados como mandantes ou executores dos assassinatos.

Leia também:

– Polícia diz ter dados suficientes para chegar a assassinos de Marielle Franco

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Sorteio com nova configuração acontece na quinta cercado de expectativa

Sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial 2025, com nova configuração, acontece na quinta-feira (25), a partir das 19h,…

1 minuto ago
  • Carnaval/SP

Intérpretes da Águia de Ouro explicam decisão de abrir sábado de Carnaval

Campeã do Grupo Especial de São Paulo em 2020, a Águia de Ouro levará para a Avenida no Carnaval de…

1 minuto ago
  • São Paulo

Crime bárbaro choca SP: adolescente mata pais e irmã a tiros dentro de casa

Crime bárbaro. Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (20) após confessar à polícia um triplo…

13 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Mães que alimentam o sagrado: conheça mais um enredo para 2025 na Sapucaí

Mães que alimentam o sagrado: conheça mais um enredo para 2025 na Sapucaí Rio. O Arranco do Engenho de Dentro…

19 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Apresentador do SBT adota cão que abraçou sua perna no Rio Grande do Sul

No meio do caos surgiu uma amizade. O apresentador do SBT Paulo Mathias adotou o cãozinho que abraçou sua perna durante a…

56 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

VÍDEO: Luva de Pedreiro insinua que será pai pela segunda vez

A família vai aumentar? Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, anunciou que será papai pela segunda vez, apenas dois meses…

2 horas ago