Categories: BrasilPolítica

Vereador de SP quer cassar título de Lula

O vereador Rinaldi Digilio (PRB) apresentou na última sexta-feira (13) um projeto de lei (132/2018) que propõe revogar todos os títulos concedidos para condenados a partir da segunda instância.

O título de Cidadão Paulistano é dado pela Câmara Municipal para pessoas que não nasceram em São Paulo, mas registram feitos importantes para a capital.

“Se a Justiça entende que essas pessoas podem ser presas, a Câmara Municipal não pode deixa-la como homenageada, até porque esse é um título dado pelos vereadores, mas que tem como finalidade servir como homenagem do conjunto dos munícipes. A população não pode passar pelo constrangimento de ter dado um título para um criminoso”, afirmou.

O legislativo paulista já concedeu o título, por exemplo, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, para o empresário Marcelo Odebrecht, condenado a 19 anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e integrar organização criminosa pela Operação Lava-Jato, e para o médico Roger Abdelmassih, condenado a 181 anos de prisão pelo estupro de suas pacientes. Este último teve a honraria cassada pelos vereadores em 2011.

Para cassar a honraria, atualmente, é preciso realizar votação no legislativo e ter aprovação de dois terços dos vereadores.

Além da revogação dos títulos, o vereador também prevê a proibição de novas honrarias para condenados e regula a cassação das existentes um dia após a publicação da sentença de condenação do homenageado.

Digilio entrará, ainda, com um requerimento para a assessoria jurídica da Câmara levantar quantas e quais pessoas já receberam o título de Cidadão Paulistano já foram condenadas em segunda instância.

“Esses casos como do Lula e do Odebrecht são os que conhecemos. São Paulo deve estar prestando homenagens para muitos criminosos que não conhecemos e a burocracia de ter de aprovar um projeto para cada revogação é um absurdo”, disse.

Atualmente, a única exigência para a concessão da honraria é a análise da biografia por feitos relevantes e anuência do homenageado, o que torna a análise subjetiva.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

VÍDEO: Homem enfrenta cheia do Guaíba para resgatar nove gatos; assista

Herói. Um vídeo do motoboy Geovane de Oliveira, de 31 anos, resgatando animais no Rio Grande  do Sul viralizou nas…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel define calendário de disputa de samba

Rio. A Unidos de Padre Miguel divulgou nesta terça-feira (14) o cronograma de ações para o seu projeto de Carnaval…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Anunciado fim de reinado de Mileide Mihaile no Carnaval de São Paulo

Mileide Mihaile não é mais rainha de bateria da Independente Tricolor. A informação foi dada pela escola em suas páginas…

3 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: primeira dinâmica tem treta e gritaria

Treta. O clima de confraternização da festa que aconteceu na madrugada de domingo (12) ficou para trás na Mansão de A…

4 horas ago
  • Televisão

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo; assista

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo. Entrada diretamente do Rio Grande do Sul causou…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Coreógrafo se despede e explica saída da Mocidade Unida da Mooca

Nildo Jaffer não é mais coreógrafo da comissão de frente da Mocidade Unida da Mooca, agremiação que integra o Grupo…

5 horas ago