Categories: Brasil

Veja quem pode se vacinar nesta sexta-feira em São Paulo, no Rio e em outros estados

A vacinação contra a Covid-19 continua em ritmo acelerado em algumas capitais nesta sexta-feira (8). São Paulo continua a imunizar a população de 12 anos ou mais.

Os profissionais da saúde com mais de 18 anos e idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses estão aptos a receber a dose de reforço.

A D3 também será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para eles, no entanto, é preciso que a última dose tenha sido tomada há, pelo menos, 28 dias.

Quem pode receber a dose adicional do imunizante deve apresentar documento de identificação, comprovante de vacinação anticovid físico ou digital, além de comprovante de endereço do município se as doses anteriores não tiverem sido realizadas na capital.

No caso dos profissionais de saúde, é necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo ou documento do conselho de classe. Também é possível levar comprovantes de profissão, certificado ou diploma.

O Rio de Janeiro, por exemplo, vacina todas as pessoas com 12 anos ou mais. A dose de reforço continua sendo aplicada em idosos com 72 anos ou mais, na parte da manhã, e 71 anos ou mais, no período da tarde.

Trabalhadores da saúde e profissionais de saúde com 60 anos ou mais, pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose na cidade do Rio até 31 de março também podem tomar a D3. As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

Para receber o imunizante, o carioca deve apresentar o documento de identificação original, com foto e número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Outros estados

Minas Gerais

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a cidade aplicará a primeira dose em jovens de 13 anos ou mais.

Para tomar a vacina é necessário levar o cartão, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre vacina com a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 7 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 10 de setembro. “Profissionais de saúde que receberam a segunda dose até 20 de março também podem receber a dose de reforço. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe”, alerta a prefeitura.

No caso dos imunossuprimidos, é necessário também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

A segunda dose da Pfizer será aplicada conforme data prevista do cartão de vacinação. O intervalo é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 13 de agosto.

Com relação à segunda dose de AstraZeneca e da Coronavac, será mantido o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 30 de julho (AstraZeneca) e 10 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Goiás

A segue aplicando a terceira dose em profissionais de saúde que receberam a segunda até o dia 31 de março. Os idosos com idade de 65 anos ou mais que receberam a D2 até o dia 8 de abril, além das pessoas com doenças imunossuprimidas a partir de 40 anos de idade que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias, também podem receber a D3. Quem também terá agendamento aberto na tarde de amanhã são os adolescentes de 12 a 17 anos.

A segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca para as pessoas que estão com data agendada no cartão para 8 de outubro ou em atraso estão disponíveis sem agendamento.

O Centro Municipal de Vacinação (CMV) continua sendo o local referência para atendimento de gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), sem a necessidade de agendamento.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

51 minutos ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

4 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

15 horas ago