Categories: BrasilPolítica

‘Vamos abrasileirar o preço da gasolina’, promete Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (17) que irá “abrasileirar” o preço dos combustíveis, caso seja eleito neste ano. A declaração foi dada em entrevista à rádio Progresso.

Lula promete mudar a política de preços da Petrobras, que vinculou o preço dos combustíveis no Brasil ao dólar, fazendo com que o litro da gasolina, em algumas regiões do país, seja vendido a R$ 8.

“Na hora que eles privatizaram a BR, o que aconteceu? Apareceram neste país 432 empresas que estão importando gasolina dos Estados Unidos, a preço de dólar, e aí o preço é internacional. E quem paga? O nosso companheiro que tem um caminhão, os pobres que têm um carro. E no final das contas sobra para quem não tem carro nem caminhão, que é o povo que vai ao supermercado comprar as coisas que estão mais caras porque o preço da gasolina, do diesel e do gás entra no preço dos alimentos. Então o povo está pagando gás, diesel e gasolina a preços que jamais poderiam pagar. A gente não deveria estar exportando petróleo cru e importante gasolina. A gente deveria estar exportando gasolina chique para os Estados Unidos, para a Europa”, reclamou o petista.

O ex-presidente não informou como pretende fazer isso. Ele admitiu o nervosismo do mercado com a interferência, mas ressaltou a necessidade de encontrar alternativas para reduzir o preço dos combustíveis.

“Quero dizer em alto e bom som. Eu sei que o mercado fica nervoso quando eu falo, mas eu quero que eles vejam o seguinte: nós vamos ‘abrasileirar’ o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro porque os investimentos são feitos em reais. A gente vai tirar petróleo, aumentar a capacidade de refino”, disse Lula.

Lula, no entanto, não informou como pretende fazer isso. Ele admitiu o nervosismo do mercado com a interferência, mas ressaltou a necessidade de encontrar alternativas para reduzir o preço dos combustíveis.

A Petrobras atualmente altera os preços dos combustíveis conforme o movimento do dólar e as mudanças no valor do barril de petróleo no mercado internacional. Lula argumentou que o Brasil consegue manter a produção com o pré-sal, o que provocaria uma redução maior nós preços dos combustíveis.

“O custo do barril do pré-sal equivale ao da Arábia Saudita. Como o Brasil é autossuficiente, não precisa seguir o preço internacional. Hoje, 432 empresas importam gasolina dos Estados Unidos em dólar. E quem paga mais caro? O povo, o caminhoneiro, o preço no custo dos alimentos”, completou o ex-presidente.

Leia também:

+ Ataque às eleições é estratégia autoritária, diz Barroso ao deixar TSE

+ Distância entre Lula e Bolsonaro cai cinco pontos no primeiro turno, diz pesquisa

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

2 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

3 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

3 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

3 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

3 horas ago