UFRJ recomenda lockdown na região metropolitana para conter Covid-19

Cadeado. Foto: Pikist

Cadeado. Foto: Pikist

Uma nota técnica divulgada nesta segunda-feira (24) com dados da taxa de contaminação da Covid-19 na segunda semana de janeiro faz com que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recomende que pelo menos a Região Metropolitana do Rio entre em lockdown.

O Covidímetro aponta uma taxa de transmissão de 2,6 para a cidade do Rio. Este número significa que duas pessoas transmitem o vírus para outros cinco. A UFRJ considera que o lockdown é necessário quando esta taxa fica acima de 2.

A nota estima ainda um aumento de casos por mais 15 dias, chegando a 3,2 milhões de novos registros e pontua que “a avaliação tempestiva de eventual mudança de nível de risco da pandemia está sendo prejudicada devido ao apagão de dados que ocorre no sistema de informação do Ministério da Saúde”.

O painel da Covid-19 do Rio contabilizou, desde o dia 3 de janeiro, 257 mil novos casos de Covid-19 conhecidos em todo o estado. Neste domingo (23), a média móvel de casos estava em quase 24 mil, a maior desde o início da pandemia, com um aumento de 458% em relação a duas semanas atrás.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em comunicado enviado ao G1, estar acompanhando o comportamento da nova variante Ômicron, referente aos números de casos, internações e óbitos, assim como a evolução da vacinação da população com a dose de reforço.

Leia também:

+ Bolsonaro sanciona orçamento e mantém fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões

+ Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos de UTI para Covid-19

Comentários

 




    gl