Uerj comemora 71 anos se consolidando na promoção de políticas públicas

Solenidade na Uerj. Foto: George Magaraia

Solenidade na Uerj. Foto: George Magaraia

A emoção tomou conta do Teatro Odylo Costa, filho na tarde dessa sexta-feira (3), durante a comemoração do aniversário de 71 anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro do Maracanã.

O evento foi marcado por homenagens aos servidores que completaram 25 e 40 anos de trabalho, pela celebração das conquistas realizadas nesse período e pelo entusiasmo por conta do retorno das atividades presenciais.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a Uerj sai da pandemia com muitos motivos para comemorar. “Nesse período, a Uerj vem se esforçando para pagar dividas históricas com seu corpo docente, estudantes e corpo técnico. Nós implementamos várias ações como auxílios para alimentação, transporte, creche, material didático, além da distribuição de chips e tablets. Dobramos o número de vagas no Programa Prociência, fundamental no fomento da pesquisa e da pós-graduação, estamos criando o Prodocência, porque é necessário que a universidade saia desta torre de marfim e entre na vida das comunidade” afirmou o reitor Ricardo Lodi.

Durante a cerimônia, que teve início com a apresentação do Coral da Uerj, sob a regência do maestro Mário Assef, Lodi lembrou a importância da instituição no combate à Covid-19, por meio dos tratamentos efetuados pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), pelas testagens executadas pela Policlínica Piquet Carneiro (PPC), pela aplicação de mais de 70 mil doses de vacina nos postos montados no campus Maracanã, bem como pelas pesquisas e estudos desenvolvidos.

Entre as importantes ações de inclusão social e de ampliação territorial realizadas somam-se também programas específicos de bolsas para os alunos, com o intuito de propiciar a permanência estudantil, evitando a evasão, além do Programa Primeira Chance, com o objetivo de oferecer estágio em órgãos públicos estaduais aos graduandos provenientes do sistema de reserva de vagas e aos ingressantes pela ampla concorrência que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com relação à expansão, evidenciam-se a incorporação da Uezo, a implantação do Hospital Heitor Hesio Cordeiro em Cabo Frio, as novas instalações do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), a nova sede da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), o campus de Vaz Lobo, entre outros.

“Tudo isso foi feito com muita responsabilidade. Hoje a Uerj tem um projeto para ajudar o Estado do Rio de Janeiro a cumprir o índice da educação. Mas ao mesmo tempo que a Uerj se tornou a maior agência de políticas públicas fluminense, ela se tornou também o maior projeto de inclusão social do estado, com aprofundamento da sua política de assistência estudantil”, ressaltou o reitor.

A solenidade

A solenidade contou com a presença do reitor Ricardo Lodi, do vice-reitor, Mário Carneiro, do pró-reitor de Graduação Lincoln Tavares, do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Luiz Motta, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, da pró-reitora de Políticas e Assitência Estudantis, Catia Antonia Silva, da Superintendente de Gestão de Pessoas, Claudia Mello, dos diretores dos Centro Setoriais, Jorge de Carvalho, do Biomédico, Bruno Deusdará, da Educação e Humanidades, Nádia Pimenta, da Tecnologia e Ciência, entre outros. Foram homenageados 137 servidores que completaram 25 anos e 70 que atingiram 40 anos de dedicação à universidade. Ao final do evento, o reitor também recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado na atual gestão.

“A palavra neste momento é de agradecimento a todos por terem continuado acreditando neste projeto, por terem enfrentado as várias crises que a gente enfrentou. A garra dessa comunidade impede o sucesso de qualquer projeto de desfinanciamento ou de tentativa de privatização, como foi recomendado no Plano de Recuperação Fiscal primeiro, aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nesse cenário, em 2022 nós vamos levar a Uerj às comunidades no entorno e levar a Uerj onde for possível ela chegar, porque a Uerj é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu Lodi

Comentários

 




    gl