Uerj da Baixada Fluminense vai ganhar nova sede

Uerj da Baixada Fluminense vai ganhar nova sede. Foto: George Magaraia/Divulgação/Uerj

Os estudantes, professores e técnicos da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terão muito o que comemorar a partir do próximo ano.

A Uerj pretende adquirir o prédio onde funcionou a Faculdade de Duque de Caxias, antigo Colégio São José, na Rua Pedro Correia, 370, na Vila Meriti. O lugar possui área de 12 mil metros quadrados, cercada de verde, com localização privilegiada, próximo ao Terminal Rodoviário e à estação de trem da cidade.

“Nossa intenção é poder receber os cursos de licenciatura em História e Cinema que acabam de ser criados, bem como todos os já existentes, oferecendo uma melhor estrutura de ensino. O novo espaço vai permitir que a Uerj exerça em plenitude a sua vocação extensionista, que os colegas da FEBF há tanto tempo vem desenvolvendo e que agora poderão ampliar possibilidades e potencialidades”, afirma o reitor Ricardo Lodi.

A sede vai contar com 28 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, teatro e refeitório. “Hoje nós temos um cem número de projetos de extensão e de pesquisa que precisamos atender. A ampliação desse espaço coincide com um momento histórico que FEBF está vivenciando, com a expansão do seu projeto político pedagógico. Esses dois novos cursos são uma reivindicação antiga da comunidade de Duque de Caxias”, declara o diretor Lincoln Araújo, lembrando que a transferência da unidade para o Centro de Duque de Caxias vai facilitar o acesso para estudantes e professores.

“A ideia é trazer a Uerj para o coração da Baixada Fluminense, por meio da FEBF. Com isso, estamos dando continuidade à nossa política de interiorização no Estado do Rio de Janeiro, e ajudando a melhorar a vida das pessoas, trazendo educação de qualidade, gratuita e inclusiva”, conclui Lodi.

Sobre a FEBF

Criada em 1988, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) funcionava no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS), escola de referência na formação de professores na região de Duque de Caxias. Em 1998, a unidade acadêmica da Uerj passou a ocupar o prédio do CIEP-090, no bairro da Vila São Luiz, em função de parcerias firmadas entre o governo estadual e o município de Duque de Caxias.

Desde então, a FEBF vem consolidando novas formas de trabalho. Além dos novos cursos criados, a unidade acadêmica oferece licenciatura em Pedagogia, Matemática e Geografia, pós-graduação em Organização do Trabalho Escolar: Políticas e Processo, e, Gestão dos Processos Educativos na Escola – Administração e Supervisão Escolar, além de mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. No campo da extensão, são 30 projetos centrados em estudos e pesquisas voltados para impactar o entorno da universidade – secretarias municipais, redes de ensino, escolas, movimentos e organizações sociais.

Comentários

 




    gl