Twitter apaga publicações de Jair Bolsonaro sobre passeio em Brasília

Jair Bolsonaro passeia pelo comércio de Brasília. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro passeia pelo comércio de Brasília. Foto: Reprodução

O Twitter apagou duas publicações da conta oficial do presidente Jair Bolsonaro na noite deste domingo (29). No lugar das postagens, feitas na parte da tarde, aparece a mensagem: “Este tweet não está mais disponível porque violou as regras do Twitter”.

Os tuítes foram feitos durante passeio de Bolsonaro a regiões de Brasília durante a manhã, na qual conversou com apoiadores e vendedores de rua e defendeu a reabertura docomércio, apesar das orientações de órgãos de saúde.

Em uma das imagens, o presidente conversava com um vendedor de churrasquinho em Taguatinga, no Distrito Federal. A gravação foi derrubada e, no lugar, consta uma mensagem que o tuíte não está mais disponível por violar as regras da rede social. Apenas um vídeo permanece online, o que mostra o presidente em um comércio em Ceilândia, acompanhado de seguranças e populares.

No segundo vídeo, ele entra em um supermercado, volta a provocar aglomerações, critica as medidas de isolamento e diz para jornalistas, sem apresentar comprovação, que “o país fica imune quando 60, 70% foram infectados” e que um remédio contra o coronavírus “já é uma realidade”.

Jair Bolsonaro passeia pelo comércio de Brasília. Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro passeia pelo comércio de Brasília. Foto: Reprodução

A plataforma conta com medidas que preveem a exclusão de conteúdos que neguem ou distorçam orientações dos órgãos de saúde em relação ao combate e prevenção ao novo Coronavírus.

Ao G1, o Twitter se posicionou da seguinte forma: “O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19. O detalhamento da ampliação da nossa abordagem está disponível neste post em nosso blog.”

Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro provocou aglomerações durante um passeio em Brasília e voltou a se posicionar contra o isolamento social, defendido por autoridades de saúde do mundo inteiro. O passeio e o posicionamento foram registrados em posts no Twitter.

Na segunda-feira (23), a rede social adotou postura semelhante e tirou do ar dois tuítes do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e um do senador Flávio Bolsonaro, que republicavam vídeo antigo do médico Dráuzio Varella. As postagens teriam violado as normas sobre conteúdos enganosos.








Comentários

 




    gl