Categories: BrasilPolítica

Tribunal nega recurso e determina prisão imediata de Eduardo Azeredo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou nesta terça-feira (22) o recurso apresentado pela defesa do ex-governador e ex-senador por Minas Gerais, Eduardo Azeredo do PSDB, e determinou sua prisão imediata.

O tucano foi condenado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela primeira vez em dezembro de 2015, quando foi sentenciado a 20 anos e 10 meses de prisão por participação no chamado Mensalão Tucano. Em agosto do ano passado, a condenação foi confirmada em segunda instância e a pena aplicada ao político foi reduzida em 9 meses, para 20 anos e um mês.

O recurso negado pela 5ª Câmara do TJMG era o último possível na segunda instância, permitindo a prisão de Azeredo a qualquer momento. O relator do processo, Júlio Cesar Lorens, e o revisor, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, votaram favoravelmente à rejeição dos recursos e pela decretação da prisão imediata do ex-governador, sendo seguidos por outros três desembargadores.

Atendendo a um pedido da defesa, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho sugeriu que a expedição do mandado de prisão aguardasse a publicação do acórdão dos embargos julgados hoje, em razão da possibilidade de interposição de novo recurso. O relator, no entanto, defendeu a manutenção da imediata expedição do mandado de prisão, sendo seguido pelos demais desembargadores.

Azeredo foi denunciado pelo suposto envolvimento em um esquema de corrupção montado para beneficiar sua campanha de reeleição ao governo mineiro, em 1998. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), mais de R$ 3 milhões foram desviados de empresas estatais mineiras.

Para o MPF, a prática dos crimes só foi possível por meio de “esquema criminoso” montado pelo publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Em 2014, Eduardo Azeredo renunciou ao cargo de deputado federal, perdendo o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal – o que fez com que seu processo fosse remitido à Justiça de primeira instância, em Minas Gerais, retardando o julgamento.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Por que a Império de Casa Verde escolheu fazer o segundo desfile do sábado?

O último título conquistado pela Império de Casa Verde foi em 2016. Com o enredo Império dos Mistérios, a azul…

7 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnavalesco de Mangueira e Vai-Vai, França compara importância da posição de desfile no Rio e em SP

Sincerão: Carnavalesco de Mangueira e Vai-Vai, França compara importância da posição de desfile no Rio e em SP; Pelas redes…

49 minutos ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Após dinâmica, mais treta entre os participantes

Treta. Os conquisteiros protagonizaram um barraco daqueles na noite de domingo (19) em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV, apresentado…

1 hora ago
  • Famosos

Gianecchini é alvo de ataques homofóbicos: inimigo de Deus

Homofobia. O ator Reynaldo Gianecchini compartilhou em seu perfil no Instagram os bastidores da adaptação brasileira do musical "Priscilla, a…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Sorteio com nova configuração acontece quinta, cercado de expectativa

Sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial 2025, com nova configuração, acontece na quinta-feira (25), a partir das 19h,…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Intérpretes da Águia de Ouro explicam decisão de abrir sábado de Carnaval

Campeã do Grupo Especial de São Paulo em 2020, a Águia de Ouro levará para a Avenida no Carnaval de…

3 horas ago