Categories: Brasil

TJ derruba restrição e mantém professores e policiais em grupo prioritário para vacina no Rio

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, decidiu manter decreto do governo do estado que incluiu trabalhadores das forças de segurança e da educação no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. A previsão é de que a vacinação comece na segunda-feira (12).

A inclusão dos dois grupos havia sido suspensa por decisão liminar da primeira instância, na ação civil pública movida pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do estado.

Na decisão, o desembargador considerou o posicionamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que divulgou a mudança do perfil dos profissionais hospitalizados contaminados pela covid-19.

“Na hipótese em tela, o Estado incluiu os profissionais da segurança e da educação no calendário da vacinação, considerando a modificação do perfil etário dos hospitalizados em razão da contaminação, o que foi inclusive divulgado no site da Fiocruz no dia 26/03/2021, além do indiscutível contato destes profissionais com a população, submetidos, por isso, a maior risco de contágio”, avaliou.

O desembargador também observou que a decisão dos grupos prioritários para vacinação deve respeitar o parecer dos órgãos técnicos do estado.

“A referida decisão extrapola o limite de atuação do Poder Judiciário ao decidir de forma unilateral com base em informações de somente uma das partes em grave ofensa ao contraditório e ampla defesa, produzindo grave lesão à saúde pública por ignorar a orientação técnica dos órgãos públicos estaduais. Além disso, priorizar os referidos profissionais não significa deixar de vacinar os grupos prioritários que seguem o calendário de vacinação”, explicou Henrique Figueira.

Para o desembargador, é preciso observar o princípio da separação dos poderes, considerando que a decisão sobre a ordem de prioridade na vacinação dos profissionais que desempenham atividades essenciais, por seu caráter técnico-político, deve ser tomada pelos representantes eleitos.

“Além disto, o controle judicial de políticas públicas constitui medida de caráter excepcional em prestígio ao princípio da separação dos poderes. O que prevalece é o respeito aos critérios utilizados pelo Poder Executivo, a quem por preceito de índole constitucional cabe definir seus planos de ação no combate a pandemia”, observou.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-BBB Leidy Elin desabafa: ‘Preto não tem direito de errar’

Ex-participante do BBB 24, Leidy Elin compartilhou nas redes sociais uma frase com os seguidores. Em seu perfil no X,…

14 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Correa faz nova acusação contra Ana Hickmann

Alexandre Correa voltou a fazer uma grave acusação contra Ana Hickmann. Através de um vídeo compartilhado no Instagram, o ex-marido…

29 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Vídeo Show e substituir Ana Maria Braga: os planos da Globo para Eliana

Bastidores. Muito próxima de encerrar seu vínculo com o SBT, após 15 anos de parceria, a apresentadora Eliana já tem…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Novo modelo para definir ordem de desfiles no Carnaval de São Paulo veio pra ficar?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite do último sábado (18), a ordem dos…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Tony Ramos: veja tudo o que se sabe sobre o estado de saúde do ator

Tony Ramos está lúcido, acordado e respira sem auxílio de aparelhos. As informações sobre o ator, de 75 anos, foram…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Roque, ex-assistente de Silvio Santos, aparece pela primeira vez após internação

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque apareceu pela primeira vez em vídeo após ter sido internado no último…

3 horas ago