The Economist critica Bolsonaro: ‘Ruim para a economia do Brasil’

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Considerada como uma das mais influentes publicações do mundo, a revista “The Economist” publicou uma reportagem sobre o Brasil apontando o fracasso da economia durante o governo de Jair Bolsonaro e tendo no comando da área o ministro Paulo Guedes.

O texto relembra que o ministro da Economia prometeu, em setembro de 2019, “fazer história” ao manter sob controle as contas públicas, ressaltando que agora Guedes defende o contrário em nome dos interesses eleitorais de seu chefe.

A publicação listou a inflação crescente, altas taxas de juros e baixo crescimento econômico como “doenças” que têm acometido a economia brasileira sob o governo de Jair Bolsonaro, que foi descrito como um governante que deixou de lado o ímpeto reformista de Guedes para “comprar apoio político e popularidade” com mais gastos públicos.

A revista observou ainda que o presidente brasileiro conseguiu melhorar sua popularidade com o pagamento do auxílio emergencial, mas perdeu aprovação com a redução e retirada do benefício este ano. Por esse motivo teria interesse em financiar o Auxílio Brasil para substituir o Bolsa Família.

O texto conclui que o enfraquecimento do teto de gastos “mostra que o senhor Bolsonaro não é apenas ruim para o meio ambiente, para direitos humanos e para a democracia, mas também para a economia brasileira”.

Comentários

 




    gl