Terça de caos no Rio: Trens e BRT circulam com restrições após ataques

Trens e ônibus tentam normalizar operação na Zona Oeste do Rio. Foto: Reprodução de TV

Trens e ônibus tentam normalizar operação na Zona Oeste do Rio. Foto: Reprodução de TV

A terça-feira (24) começou caótica na cidade do Rio de Janeiro, em razão do dia de terror vivido pelos cariocas na última segunda-feira (23), quando 35 ônibus e um trem foram incendiados.

Paciência, Cosmos, Santa Cruz, Inhoaíba, Campo Grande, Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes foram os bairros mais atingidos pela onda de violência. Com isso, milhares de pessoas enfrentam dificuldades para ir ao trabalho e levar os filhos para a escola.

A circulação de trens no ramal Santa Cruz, que atende à Zona Oeste no Rio, permanece alterada na manhã desta terça-feira (24).

+ Sidney Rezende: ‘Temos compromisso com a impunidade?’

Apesar de as estações entre Santa Cruz e Campo Grande terem sido reabertas, o início da circulação de trens se deu às 4h, mais tarde que o normal, e houve suspensão de trens especiais e expressos que atendem à região.

Prejuízo

Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro, Rio Ônibus, 35 veículos foram incendiados entre a tarde e a noite de segunda. Esse foi o maior ataque a ônibus já registrado em um único dia na cidade, segundo o sindicato.

Ao menos cinco veículos articulados do BRT também foram queimados, além de uma das estações do BRT Transoeste, que teve a circulação totalmente suspensa. O corredor é uma importante ligação entre Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande.

“A operação na Zona Oeste está em processo de normalização na manhã de hoje. As empresas do consórcio Santa Cruz estão empenhadas em regularizar o serviço no menor prazo possível”, disse o Rio Ônibus.

A MOBI Rio, que opera o BRT, informa que os serviços dos corredores Transcarioca e Transolimpica estão operando normalmente, mas o Transoeste está com intervalos irregulares. Os serviços das linhas eventuais Pingo D’água, Magarça e Mato Alto, os “diretões”, já começaram a funcionar, mas o diretão Santa Cruz x Alvorada ainda não.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou pelas redes sociais que as linhas do BRT estão “praticamente normalizadas”, que Diretões começam a circular e que o sistema de ônibus (SPPO) ainda está em 50% da sua frota na Zona Oeste, com impactos também na frota de Barra/Jacarepaguá.

+ Dino anuncia envio de mais agentes da Força Nacional ao Rio

Segundo estimativa inicial das empresas, o prejuízo financeiro, só com os ônibus queimados, ultrapassa os R$ 35 milhões.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl