Com temporal previsto para quarta-feira, Prefeitura do Rio anuncia medidas de prevenção

Chuva. Foto: Reprodução de Internet

Chuva. Foto: Reprodução

As chuvas previstas para cair no Rio de Janeiro nos próximos dias deixaram a Prefeitura em alerta, após as consequências do temporal da semana passada. A previsão é de que uma frente fria chegue à cidade nesta terça-feira (12) e uma chuva muito forte caia na quarta-feira até sábado. Em entrevista coletiva nesta terça, o prefeito Marcelo Crivella e o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, anunciaram medidas para prevenção.

Nesta quarta-feira (13), as escolas municipais não terão aulas no turno da tarde. Outra decisão será alterar o acionamento de sirenes em comunidades como Rocinha, Vidigal, Borel e Formiga. Agora, o limite de chuva para disparar o alerta passa a ser de 45 milímetros em uma hora. Antes, era de 55 mm, mas a mudança ocorreu por ter ocorrido deslizamentos com 53 mm.

Haverá ainda o fechamento de vias. A Avenida Niemeyer, que já está fechada; a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, se tiver 45mm em uma hora; e o Alto da Boa Vista, se chover 60 milímetros em uma hora.

A Prefeitura recomendou ainda o adiamento do jogo entre Vasco e Resende, no Maracanã.

Veja a previsão do tempo informado pelo Centro de Operações Rio:

A TERÇA-FEIRA (12/02) será de nebulosidade variada e bastante calor na cidade do Rio. A partir da tarde, há previsão de PANCADAS DE CHUVA MODERADA, PODENDO SER FORTE, em curtos períodos de tempo e em pontos isolados, por conta do calor e da umidade. Também há previsão de raios e ventos moderados a fortes.

Na QUARTA-FEIRA (13/02), a passagem de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade do Rio. Há previsão de PANCADAS DE CHUVA FORTE, OCASIONALMENTE MUITO FORTE, acompanhadas de rajadas de VENTO FORTE E RAIOS, a qualquer hora do dia, sendo mais intensas a partir da tarde.

Na QUINTA E SEXTA-FEIRA (14 e 15/02), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano associado a uma zona de convergência de umidade manterá o tempo instável na cidade do Rio. Com isso, A PREVISÃO É DE CHUVA MODERADA, PODENDO SER FORTE, a qualquer hora do dia, com possíveis RAJADAS DE VENTO MODERADO A FORTE em toda a cidade do Rio.

A tendência é que o tempo continue instável no SÁBADO (16/02), COM PREVISÃO DE CHUVA MODERADA A FORTE E RAJADAS DE VENTO FORTE/ MUITO FORTE NO RIO.

Abaixo, a entrevista coletiva:

Comentários




mais notícias

    gl