Categories: BrasilPolítica

Temer nega discutir reforma política mas se contradiz sobre encontros com Gilmar

Em nota oficial à divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer não está participando das discussões sobre a reforma política, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o comunicado, Temer “não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral. Esses são temas do Congresso Nacional”.

A declaração contradiz a justificativa apresentada por ele para os vários encontros que têm mantido com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive fora da agenda oficial do presidente.

No último domingo, Temer recebeu Gilmar no Jaburu. O próprio ministro alegou que o encontro foi para discutir mudanças no sistema político e eleitoral. No fim de junho, os dois também se encontraram na residência oficial também a pretexto de discutir reforma política, fora da agenda. Essa reunião ocorreu na véspera da escolha de Raquel Dodge como nova procuradora-geral da República e da sessão do Supremo que validou a delação da JBS.

A nota emitida pelo Planalto é uma resposta a matérias publicadas nos últimos dias que indicam que Temer apoia a criação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões para financiar as campanhas eleitorais e a instituição do voto majoritário para as eleições de deputado e vereador, o chamado “distritão”.

Nesse caso, os eleitos serão aqueles parlamentares que obtiverem a maior votação, até que todas as vagas sejam preenchidas. Uma das principais críticas ao modelo, adotado em apenas quatro países, é que ele favorece os políticos com mandato, mais conhecidos do eleitorado.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, o governo apoia a destinação de recursos de emendas para a criação desse fundo eleitoral, alternativa defendida por políticos diante da proibição do financiamento empresarial.

Na quarta-feira (9), a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma, aprovou por 25 votos a 8, o parecer apresentado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP).

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

40 mil pessoas comparecem a Futebol Solidário

Solidariedade. Uma seleção de celebridades participou do Futebol Solidário neste domingo (26), no Maracanã, para arrecadar doações para os moradores atingidos…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mundo Zira: Exposição de Ziraldo no CCBB prorrogada até 3 de junho

A exposição Mundo Zira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), prevista para encerrar na próxima segunda-feira (27), foi prorrogada até…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 revela reformulação após repetir erro por três desfiles seguidos

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 neste ano, a escola de samba Camisa 12 não quer repetir mais os…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Miss Buenos Aires, de 60 anos, fica sem a coroa do Miss Universo

A miss Buenos Aires 2024, Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, que despertou a curiosidade do mundo ao chegar à final…

9 horas ago
  • Brasil
  • Política

STF prorroga cotas raciais em concursos públicos até nova votação da lei

O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste domingo (26) uma liminar que prorroga a validade das…

11 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Eduardo Dussek emociona público em homenagem a Ney Matogrosso

Música. A participação do cantor e compositor Eduardo Dussek nesse sábado (25) no programa Altas Horas, da TV Globo, apresentado por…

11 horas ago