TCU vai apurar denúncias contra ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai apurar as denúncias de assédio sexual e moral contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.  Ele pediu demissão após a reportagem do colunista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles.

A investigação partiu do subprocurador Lucas Rocha Furtado. O TCU escreveu que vai apurar se “o sr. Pedro Guimarães, no exercício da presidência da Caixa Econômica Federal, cometeu assédio sexual e moral contra empregadas e empregados daquela instituição financeira pública, o que, além de caracterizar prática criminosa, configura flagrante violação ao princípio administrativo da moralidade”.

Os áudios obtidos pelo site “Metrópoles” revelam descontrole e assédio moral de Guimarães, que elevava a voz com frequência e recorria a um vocabulário grosseiro quando os subordindesados tinham atitudes que o desagradavam.

Em uma das gravações, Pedro Guimarães, que até quarta-feira (29) comandava o banco público, fez questão de dizer que não levaria em consideração a opinião dos subordinados porque ele quem tinha o poder de decisão na Caixa.

Funcionários ouvidos pelo site relataram ser frequentes ocasiões em que Pedro utilizada expressões ácidas e termos pornográficos, como “paulo mole”, “júnior” e “faixa branca”.

Um dos ouvidos citou que o ex-chefe deu um soco na TV instalada em uma das salas da diretoria, já danificou um computador e até jogou um celular funcional contra a parede.

Pedro Guimarães também externou medo de estar gravado e tinha o hábito de confiscar telefones dos funcionários para se certificar de que não estaria sendo filmado.

Leia também:

+ Crítico à Globo, Bolsonaro dobra gasto de propaganda na emissora

+ Pesquisa em São Paulo mostra empate técnico entre Lula e Bolsonaro

+ Após Bolsonaro desmarcar almoço, Lula encontra presidente de Portugal

Comentários

 




    gl