Tarcísio abre 12 pontos de vantagem sobre Haddad, diz Paraná Pesquisas

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Foto: Reprodução de TV

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Foto: Reprodução de TV

O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem 12 pontos de vantagem na disputa do segundo turno da eleição contra Fernando Haddad, do PT.

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (7), o político apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro contabiliza 50,4% dos votos, enquanto o petista é preferido por 38,4% do eleitorado.

Brancos e nulos somam 5,9%, enquanto não sabem ou não responderam são 5,3% da amostra. Foram ouvidas 1810 pessoas, presencialmente, entre os dias 4 e 6 de outubro, em 75 cidades paulistas. A margem de erro é 2,4 pontos percentuais.


Leia também:

+ Definida a data do primeiro debate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno

+ Eleições: Ex-número 2 da Universal grava e Tebet participa de ato com Lula


Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

No último domingo (2), data do primeiro turno, Tarcísio de Freitas obteve o apoio de 9,8 milhões de paulistas e chegou a 42,32% dos votos válidos. Fernando Haddad foi a escolha de 8,3 milhões de eleitores e obteve 35,70% dos votos válidos, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) descarta os brancos e nulos.

O Paraná Pesquisa também perguntou em quem o eleitor não vota de jeito nenhum neste segundo turno e mediu assim a rejeição dos candidatos. Fernando Haddad é rejeitado por 47,7% dos paulistas e Tarcísio por 34,8%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00216/2022. Vale lembrar que levantamentos eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas.

Comentários

 




    gl