Categories: BrasilPolítica

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (20) o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

O julgamento foi suspenso no dia 31 de agosto, quando o ministro Luís Roberto Barroso, último a votar sobre a questão, proferiu o quarto voto contra o marco. O placar do julgamento está 4 votos a 2 contra a tese.

Até o momento, além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco temporal. Nunes Marques e André Mendonça se manifestaram a favor.

Moraes votou contra o limite temporal, mas estabeleceu a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé”. Pelo entendimento, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam do governo títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

A possibilidade de indenização aos proprietários por parte do governo é criticada pelo movimento indigenista. Para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a possibilidade é “desastrosa” e pode inviabilizar as demarcações.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) afirma que a possibilidade de indenização ou compensação de território vai aumentar os conflitos no campo.

Entenda

No julgamento, os ministros discutem o chamado marco temporal. Pela tese, defendida por proprietários de terras, os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. Os indígenas são contra o entendimento.

O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena (TI) Ibirama, em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e a posse de parte da terra é questionada pela procuradoria do estado.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Leia a carta de sobrinha para médico que morreu em abrigo no Rio Grande do Sul

Comovente. A sobrinha do médico Leandro Medice, de 41 anos, escreveu uma carta para o tio nas redes sociais após…

19 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Ivete Sangalo e Ludmilla surpreendem e cancelam turnês em estádios

Cantoras com turnês planejadas para acontecerem em estádios pelo Brasil, Ivete Sangalo e Ludmilla anunciaram, na manhã desta quarta-feira (15),…

51 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa se manifesta sobre golpe e agressão envolvendo Belo

A polêmica continua. Separados, Gracyanne Barbosa e Belo estão enfrentando uma nova onda de rumores. Segundo o colunista Leo Dias,…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente revela caso com Gugu Liberato e diz que está no testamento

As polêmicas envolvendo o apresentador Augusto Liberato, o Gugu, parecem que estão longe de chegar ao fim. Nando Soares, ex-animador…

3 horas ago
  • Brasil

Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul ultrapassa R$ 8,9 bilhões, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima em R$ 8,9 bilhões o valor do prejuízo de municípios gaúchos atingidos por…

4 horas ago