STF: Marco Aurélio Mello explica escolha de data da aposentadoria

Marco Aurélio Mello. Foto: Reprodução

O decano do STF, o Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio Mello, explicou ao portal R7, nesta terça-feira (30), o motivo de pedir sua aposentadoria uma semana antes da data limite.

Como há um dúvida quanto ao índice de reajuste para as aposentadorias compulsórias, o ministro foi alvo de críticas. Ele optou por encerrar sua trajetória no STF em 5 de julho, sete dias antes de completar 75 anos.

“Sairei sete dias antes de completar 75 anos que é a data limite para se permanecer no cargo, portanto não se trata de uma antecipação maior de aposentadoria. O tribunal termina o primeiro semestre judiciário no dia 30 de junho e eu sairei no dia 5 de julho, apenas para evitar percalços. Já que há uma boataria muito grande quanto ao sistema de reajuste dos proventos considerada a aposentadoria compulsória, reajuste pela previdência geral, e índices talvez superiores, ou a espontânea, em que há paridade com o pessoal da ativa. Prefiro realmente o certo. Mas é boato. De qualquer forma como o País é de um insegurança maior eu tenho que tomar as precauções”, explicou.

Marco Aurélio tem três décadas de Supremo, chegou em 13 de junho de 1990, indicado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, seu primo. Foi o primeiro integrante da Justiça do Trabalho a atuar na Corte.

Comentários

 




    gl