Categories: Brasil

STF derruba prisão após condenação em segunda instância

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (7), com placar apertado de 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado —o fim dos recursos—, alterando a jurisprudência que desde 2016 tem permitido que a prisão após condenação em segunda instância.

O voto decisivo foi do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que acompanhou os ministros Marco Aurélio, relator das ações sobre o tema, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello, formando a maioria. Enquanto Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e Cármen Lúcia, votaram a favor da prisão.

Dias Toffoli. Foto: Nelson Junior – STF

Com a decisão, os condenados que foram presos com base na decisão anterior poderão recorrer aos juízes que expediram os mandados de prisão para serem libertados. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o julgamento terá impacto na situação de 4,8 mil  presos.

Os principais condenados na Operação Lava Jato podem ser beneficiados, entre eles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do tríplex do Guarujá (SP), além do ex-ministro José Dirceu e ex-executivos de empreiteiras. Segundo o Ministério Publico Federal (MPF), cerca de 80 condenados na operação serão atingidos.

A liberação dos presos não ocorre imediatamente. Agora caberá aos juízes das segundas instâncias e colegiados determinar quando a pessoa cumpre todos os requisitos para ficar em liberdade.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana Estrela do pop internacional atraiu atenções durante a noite desta quinta-feira (2) na orla…

2 horas ago
  • Televisão

Cena de sexo com personagens de Paolla Oliveira e Nanda Costa faz web ferver: ‘Entregando tesão’

Bastidores. Em Justiça 2, Jordana e Milena transam e fãs elogiam química do casal: 'Entregando tesão'. Cena da primeira vez de…

2 horas ago
  • Música

Bruno Mars anuncia shows no Brasil

Música. Agora é oficial: Bruno Mars, ou Bruninho para os brasileiros, voltará ao país. Depois do estrondoso sucesso no The…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Thiago Luz discute com Mc Jey Jey em A Grande Conquista 2

Treta. Os ânimos seguem exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Thiago Luz, dono da Casa Azul, discutiu com…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Logun-Edé; leia a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

4 horas ago
  • Famosos

Radamés dá argumento polêmico ao falar de pedir perdão a Belo por traição com Viviane

Bastidores. Após revelar ter tido um envolvimento com Viviane Araújo enquanto a atriz ainda estava casada com o cantor Belo,…

5 horas ago