Categories: BrasilPolítica

STF decide barrar governo de ter dossiê antifascistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (20) o julgamento sobre o dossiê dos antifascistas e formou maioria pela suspensão imediata da coleta de dados de opositores de Jair Bolsonaro por parte do Ministério da Justiça. O dossiê reúne dados de 579 policiais e professores que não aprovam o governo federal.

O julgamento teve início nesta quarta-feira (19) com o voto da relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, que se colocou contra o dossiê. Na retomada da sessão, os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux também se opuseram ao documento do governo, formando o placar de 6 a zero.

A ação no STF é de autoria do partido Rede Sustentabilidade, que acusa o governo Bolsonaro de utilizar as informações para intimidar os cidadãos, contrariando a liberdade de expressão, de reunião, de associação e de cátedra. O partido pede também que o ministro da Justiça, André Mendonça, seja investigado.

Entenda o caso

Na ação, a Rede pede ao STF a “imediata suspensão da produção e disseminação de conhecimentos e informações de inteligência estatal produzidos sobre integrantes do ‘movimento antifascismo’ e professores universitários”.

A ação também pede a abertura de inquérito pela Polícia Federal “para apurar eventual prática de crime por parte do ministro da Justiça e Segurança Pública e de seus subordinados”, além da remessa dos conteúdos já produzidos ao STF para análise, com a manutenção provisória do sigilo.

A existência do relatório foi revelada pelo site UOL. Segundo a reportagem, “o Ministério da Justiça colocou em prática, em junho, uma ação sigilosa sobre um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do ‘movimento antifascismo’ e três professores universitários”.

Ainda conforme a reportagem, a pasta “produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas”. O relatório foi feito pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), ligada ao ministério.

Após a revelação da existência do documento, ministro da Justiça, André Mendonça, determinou a abertura de uma sindicância para apurar as circunstâncias da elaboração do relatório.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Geral
  • Televisão

A Grande Conquista 2. Casal surgindo?

Paz. Nesta sexta-feira (3), a paz está reinando em A Grande Conquista 2. Até mesmo um novo casal parece estar se…

10 minutos ago
  • Brasil

Famosos pedem doações para o Rio Grande do Sul

Solidariedade. A tragédia das chuvas que acontece no Rio Grande do Sul, que até o início da noite desta sexta-feira…

13 minutos ago
  • Festival de Parintins

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial Parintins. Nessa quinta-feira (2) o Festival de…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Depois das tretas, vileiros cantam

Trégua. Os ânimos parecem ter acalmado em A Grande Conquista 2 depois das várias tretas entre os participantes. Os vileiros…

2 horas ago
  • Famosos

Simony exibe visual após fim do câncer

Luta. Simony segue compartilhando com seus seguidores sua luta contra o câncer. Nesta sexta-feira (3), a cantora publicou uma foto no…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: vem prova de resistência por aí?

Jogadores teorizam sobre carro que apareceu na Vila. Prova de resistência? Jonas cogitou: “Prova de resistência, não sabemos qual vai…

2 horas ago