STF cogita convocar Forças Armadas para proteger sua sede

Supremo Tribunal Federal. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal. Foto: José Cruz – Agência Brasil

A cúpula do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia convocar as Forças Armadas para proteger a sede da Corte dos manifestantes bolsonaristas em Brasília.

A possibilidade está em análise depois que a Polícia Militar do Distrito Federal não conseguiu conter o avanço dos manifestantes sobre as grades de proteção da Esplanada dos Ministérios, que estava bloqueada desde domingo (5).

“STF avalia convocar as Forças Armadas para proteger sua sede, após a Polícia Militar do DF não conter o avanço de manifestantes pró-governo. De acordo com a Constituição, qualquer um dos Poderes pode determinar a atuação das tropas federais”, postou o jornalista Renato Souza, da RecordTV.

Na noite desta segunda-feira (6) grupos se reuniram em frente de uma barreira da Polícia Militar, na Esplanada dos Ministérios, e pressionaram até conseguir a liberação da via, que estava bloqueada desde domingo (5).

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal disse que, anteriormente, o combinado com a Secretaria de Segurança Pública era de que os veículos só seriam liberados a partir de 0h e que a antecipação estava sendo negociada. No entanto, caminhões e ônibus já ocupavam o local. Clique aqui para ver vídeos da ação dos manifestantes.

Se antes a cúpula do Supremo via como remota uma possível invasão ao STF e ao Congresso, agora tudo mudou. Com a falta de ação de policiais militares do Distrito Federal, existe a chance real da coisa sair do controle neste 7 de setembro.

Comentários

 




    gl