Categories: Brasil

“Encolhimento da sociedade civil é fenômeno global preocupante”, diz presidente de Fundação alemã em visita ao Brasil

Estudiosa do tema, a cientista política e presidente mundial da Fundação Heinrich Böll, Barbara Unmussig, chegou ao Brasil nesta semana para uma agenda de atividades e encontros com organizações da sociedade civil, ativistas, parlamentares e autoridades no Rio de Janeiro, Brasília e Belém. Ela foi uma das principais convidadas da conferência internacional da Semana de Relações Internacionais da PUC Rio: Controle das Resistências, Encolhimento dos Espaços de Participação e Crise da Democracia, que terminou nesta quinta-feira(30).

Longe de ser um fato isolado, a restrição de espaços de atuação e cidadania ativa– ou encolhimento da sociedade civil, como tem sido chamado – é um fenômeno global replicado em diferentes países. É o que afirma a cientista política e presidente mundial da Fundação Heinrich Böll Barbara Unmussig. Ela é autora de diversos estudos e artigos sobre o tema e acompanha de perto há muitos anos a experiência de países europeus e asiáticos que têm seguido este caminho, como Hungria, Itália,Turquia, Índia e Rússia.

“Esta política de enfraquecimento da sociedade civil abarca também o continente latino-americano, que com o governo atual brasileiro atinge um novo clímax”, analisa Barbara.

Barbara aponta que esta restrição acontece a partir de ataques a princípios básicos do Estado de Direito, como Justiça e Imprensa independentes, sociedade civil ativa e crítica e instituições fortes e representativas, além de campanhas de ódio a minorias e repressão a manifestações.

Estas ações abarcam desde medidas jurídicas e administrativas repressivas – que vão de exigências burocráticas e censura a campanhas de difamação e ameaças públicas. Em determinados casos, a perseguição a lideranças e ativistas chegam a situações extremas, como assassinatos de defensores de direitos humanos.

Barbara estará no Brasil entre os dias 27 de maio e 03 de junho para uma série de atividades e encontros com organizações da sociedade civil, ativistas, autoridades e parlamentares nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Belém. Dentre os compromissos, além dos eventos públicos no Rio, está um encontro com o embaixador alemão no Brasil, Georg Witschel.

A intenção é encontrar os parceiros da Fundação Heinrich Böll no Brasil e ter uma compreensão mais próxima da conjuntura do País – que é campeão de assassinatos de defensores de direitos humanos no mundo e cujo presidente é alinhado com lideranças mundiais de extrema direita, como Donald Trump, dos Estados Unidos.

“Esta política de enfraquecimento da sociedade civil abarca também o continente latino-americano, que com o governo atual brasileiro atinge um novo clímax”, analisa Barbara.

Um dos objetivos da Fundação presidida mundialmente por Barbara é o apoio e a promoção de processos de democratização, o que pressupõe uma sociedade civil forte e atuante. Para isso, apoia projetos em 60 países e mantêm escritórios em 33 no mundo, incluindo o Brasil – onde apoia mais de 20 organizações e movimentos sociais em áreas como segurança pública, direitos humanos, direitos das mulheres, justiça ambiental e direito à cidade.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

21 minutos ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

40 minutos ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

3 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

6 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

6 horas ago