Sidney Rezende: ‘Congresso está se tornando cúmplice das ações de Bolsonaro na pandemia’

Sidney Rezende. Foto: Reprodução de TV

No quadro “Liberdade de Opinião” desta segunda-feira (22), Sidney Rezende repercutiu o discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro a apoiadores no Palácio do Alvorada no último fim de semana.

Durante a comemoração do seu aniversário, Bolsonaro voltou a criticar governadores e prefeitos por medidas restritivas e disse que eles estão “esticando a corda”.

Para o jornalista, o presidente da República é “dado ao monólogo” e não ao debate. Por isso, ele “faz uma espécie de narrativa em primeira pessoa” ao dizer que o outro está esticando a corda.

“Se esticarem a corda, nós vamos para uma crise institucional”, avaliou Rezende. “(…) Quando se tem uma crise institucional é porque paralisa-se as coisas, atrasa-se a tomada de medidas importantes e necessárias. O que precisamos agora é enfrentar a pandemia, este é o principal tema”, continuou.

O jornalista também analisou o impacto das mídias sociais e fake news no âmbito político, e citou que faltam ações para impedir que notícias falsas contaminem o debate público e o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Essas mentiras foram tão repetidas ao ponto de governadores serem obrigados a se posicionar. Não é esse caminho. Isso também leva a uma crise institucional.”

“Quando se incentiva esse desvio de conduta, o resultado não é bom […] O Congresso está faltando um pouco, está muito lento nessas tomadas de medidas e está se tornando cúmplice numa situação gravíssima, que o povo brasileiro não tem o que fazer, apenas esperar que possa ser atendido nos hospitais”, concluiu Rezende.

O “Liberdade de Opinião” tem a participação dos jornalistas Sidney Rezende e Alexandre Garcia, de segunda a sexta-feira, ao vivo, na CNN Brasil, às 9h, com reapresentação a partir das 13h e uma versão resumida no jornal das 19h15.

Assista:

Comentários

 




    gl