Sidney Rezende: ‘Carta de Bolsonaro a Biden sobre política ambiental não é suficiente’

Sidney Rezende. Foto: Reprodução de TV

No quadro ‘Liberdade de Opinião” desta quinta-feira (15), Sidney Rezende repercutiu a carta que o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao presidente americano, Joe Biden, sobre questões ambientais, em especial o desmatamento ilegal. A analista de economia da CNN, Raquel Landim, teve acesso exclusivo ao documento.

“A política ambiental é um dos eixos mais importantes do governo Biden. Agora, a posição do governo americano é esperar movimentos do governo brasileiro reconhecendo que a administração de lá mudou. O governo Biden tem prioridades e uma agenda completamente diferente de Trump, o qual o governo brasileiro se manteve alinhado até o final”, avaliou Rezende.

“O presidente fez o movimento, que é essa carta. É bom fazer esse movimento, mas é suficiente? Não. E o governo americano não é bobo. Os americanos sabem que os cortes do orçamento para agências ambientais no Brasil, feitas pelo ministro do Meio Ambiente, é algo que enfraquece muito o trabalho de acompanhamento, não só das ONGs como das agências que atuam nesse setor”, completou.

“O teor da carta é de aproximação, mas insuficiente do que os americanos esperam de nós, que é uma relação de confiança. Nesse momento, há certo desprezo por parte dos Estados Unidos pela forma como enfrentamos as questões ambientais no nosso país”, concluiu Rezende.

O “Liberdade de Opinião” tem a participação dos jornalistas Sidney Rezende e Alexandre Garcia, de segunda a sexta-feira, ao vivo, na CNN Brasil, às 9h, com reapresentação a partir das 13h e uma versão resumida no jornal das 19h15.

Assista:

Comentários

 




    gl