Categories: BrasilSão Paulo

Sem insumos, vacinação contra Covid-19 no Brasil está ameaçada, diz Butantan

A vacinação dos brasileiros contra a Covid-19 poderá sofrer impacto a partir de junho se o governo chinês não liberar a importação de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan, e da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. A avaliação é do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Nesta segunda-feira (10), o governador João Doria e Dimas Covas participaram de coletiva de imprensa, durante a liberação de mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Questionado sobre atualizações na chegada do IFA, antes prevista para o dia 18 de maio, Dimas Covas falou que a situação é a mesma e não há atualizações que confirmem a data.

“Nós não temos definição da liberação do insumo da China. Existe a expectativa de 4 mil litros, sim. Esperamos que até na quarta-feira, dia 13, nós possamos ter uma notícia positiva. O cronograma de vacinação a partir de junho poderá sofrer algum impacto”, afirmou, ao relembrar que o Butantan precisa dos insumos para envasar a vacina contra a Covid-19.

Dimas também destacou que recebeu informações de que a Fiocruz também enfrenta o mesmo problema com a produção da vacina da AstraZeneca.

João Doria e Dimas Covas voltaram a criticar as falas do presidente Jair Bolsonaro em relação ao governo chinês, um dos motivos que, segundo eles, teriam provocado o atraso do IFA.

“É muito claro que há uma limitação determinada pelo governo da China dadas as circunstâncias das constantes manifestações absolutamente inapropriadas, inadequadas e inoportunas do governo brasileiro através das suas autoridades”, disse o governador. Doria disse, no entanto, que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, tem feito esforços diplomáticos junto ao governo chinês para agilizar a liberação de exportação.

“Mas, o fato é que a cada esforço que faz o ministro Carlos França e o ministério das relações Exteriores, há o esforço contrário, em manifestações lideradas pelo próprio presidente da república, o que torna tudo mais difícil”, criticou o tucano.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: AstraZenecaButantanCoronaVacCovid-19destaque-4Instituto ButantanVacinação

Recent Posts

  • Geral

Páscoa: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Mundo. O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, capital da Itália, nesta…

1 minuto ago
  • Carnaval/SP

Qual seu palpite? Camisa Verde e Branco define enredo para 2025

A Mocidade Camisa Verde e Branco já definiu seu enredo para o Carnaval 2025. A informação foi divulgada nas redes…

2 horas ago
  • Televisão

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos: Mercado. Antes de anunciar quem serão os primeiros âncoras, a CNBC no…

3 horas ago
  • Televisão

Vídeo completo mostra que Davi não debocha de pessoas PCD; assista

A versão completa de vídeo que está viralizando nas redes sociais, mostra que Davi imita a forma que Isabelle responde,…

3 horas ago
  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

3 horas ago