Categories: BrasilPolítica

Sem apoio do Congresso, Bolsonaro tenta isolar Maia e oferece cargos a partidos

Sem apoio no Congresso e com a popularidade em queda, o presidente Jair Bolsonaro tenta montar uma base de sustentação parlamentar com o antigo “Centrão”, oferecendo cargos em troca de votos. A estratégia busca rachar o bloco ao isolar o DEM do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a quem Bolsonaro se refere como um político que age para promover o seu impeachment.

Desde o mês passado, quando a crise do Coronavírus se agravou e a demissão do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entrou no radar, Bolsonaro começou a se reunir com presidentes e líderes de partidos do grupo batizado como “Centrão raiz”, entre os quais PP, PL, PSD e Republicanos. Mas não convidou o DEM, que também integra o bloco.

Convencido de que Maia quer “enfiar a faca” em seu pescoço para derrubá-lo, Bolsonaro decidiu mudar o modelo de articulação no Congresso e fechar alianças diretamente com deputados e senadores que antes carimbava como representantes da “velha política”.

Segundo apuração do jornal ” Estado de S. Paulo”, o DEM perderá o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf), que deve ser entregue ao PP do senador Ciro Nogueira. Além disso, a direção e as superintendências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), hoje com militares, podem ficar com o PL de Valdemar Costa Neto. Em governos passados, o partido de Valdemar tinha o domínio da área de transportes.

Bolsonaro está isolado e agressivo, relatam adversários políticos

Adversários de Jair Bolsonaro ouvidos através de reportagem no judiciário, legislativo e nos estados avaliam que o capitão reformado sente fraqueza política e compensa com agressividade no embate. A informação é do jornal “Folha de São Paulo”.

Somente na última semana, Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Maia e demitiu o antigo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O bolsonarismo encontrou resistência em todas as instâncias e com efeitos políticos claros, aponta a reportagem.

“Ele joga pedra, e o Parlamento vai jogar flores para o governo federal”, declarou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre as acusações que recebeu.

Jair Bolsonaro ainda foi acometido por algumas surpresas. Na última quarta (15), o STF afirmou que governadores podem impor quarentenas para conter os impactos da pandemia de coronavírus. O Senado ainda abriu caminho para que a medida provisória da minirreforma trabalhista do governo caduque na segunda (20).





Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

27 minutos ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

4 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

16 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

17 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

17 horas ago